23 de outubro de 2018

Iron Fight

5 dicas infalíveis de como aumentar a queima de gordura corporal

Quer conhecer algumas dicas de como aumentar a queima de gordura corporal? Sim, apesar de uma alimentação equilibrada e foco no treino serem maneiras efetivas, existem algumas técnicas capazes de acelerar esse processo.

Afinal, se tem algo que é capaz de desmotivar uma pessoa que está em busca do emagrecimento e da definição muscular é a demora para visualizar os resultados. Quando nos dedicamos e nos esforçamos em busca de um objetivo, seja ele qual for, é justamente os frutos do nosso empenho que nos dão força para continuar.

Portanto, se você almeja alcançar respostas rápidas e otimizadas para os seus exercícios, encontrará ao longo dessa publicação dicas infalíveis para se ver livre de vez das gordurinhas. São métodos simples, todavia poderosos. Quer ver só?

 aumentar a queima de gordura

1 – Como aumentar a queima de gordura corporal com a alimentação

Engana-se quem pensa que abrir mão de uma ou mais refeições ao longo do dia é uma boa estratégia de como aumentar a queima de gordura corporal. Muito pelo contrário! Isso leva o nosso corpo a crer que não está recebendo nutrientes suficientes, então ele começa a acumular calorias prevendo os períodos de escassez.

É imprescindível que sejam mantidos os níveis de glicose no sangue bem equilibrados, pois eles mantêm o metabolismo mais acelerado. Ter uma rotina de alimentação a cada 3 horas fará com que o seu corpo queime mais gordura pelos seguintes motivos:

Comer com mais frequência é uma atitude encarada pelo organismo como fartura de nutrientes, impedindo que ele acumule tanta energia (leia-se gorduras e calorias!) em suas reservas

O corpo se vê obrigado a realizar repetitivos processos digestivos, impulsionando o gasto calórico para completar essa tarefa

No entanto, não basta comer várias vezes. É fundamental escolher os alimentos corretos, dentre eles:

Proteínas

Refeições ricas em proteínas contribuem para o fortalecimento e reconstrução dos tecidos musculares. Sem esse macro nutriente, a tendência é que o seu corpo perca massa magra ao invés de gordura. E ninguém deseja isso, não é mesmo?

Por essa razão, a adoção de uma dieta hiperproteica, com cerca de 1,5 gramas desse nutriente para cada quilograma do seu peso total por dia é algo que ajuda a definir o corpo. Sem falar que há opções deliciosas para incluir no cardápio, tais como:

  • Carnes (especialmente de frango)
  • Queijos
  • Ovos
  • Grãos (soja, quinoa, lentilha, ervilha, entre outros)

Carboidratos e gorduras

Um erro que se observa comumente é a redução drástica da quantidade de carboidratos e gorduras ingeridas por quem está em fase de emagrecimento. Preocupar-se somente com valores calóricos não é algo eficaz. O equilíbrio dos nutrientes é o que realmente importa se você quer saber como aumentar a queima de gordura corporal.

O corpo humano deve receber todo tipo de alimento para se manter de maneira adequada, inclusive quando se está de dieta. Ainda que o número de calorias em algumas refeições pareça muito alto, os processos desencadeados para processá-las compensam.

O segredo está em fazer as suas escolhas de maneira inteligente. Prestar atenção no índice glicêmico dos carboidratos, por exemplo, faz com que a assimilação dos mesmos seja convertida em energia ao invés de gordura. Por isso, invista em carboidratos complexos como:

  • Batata doce
  • Pães integrais
  • Aveia
  • Amendoim

Contudo, evite carboidratos de alto índice glicêmico, entre eles:

  • Pães brancos e bolos
  • Batata branca (ainda mais frita)
  • Chocolates ricos em açúcares

2 – Treine mais vezes por semana e varie nos exercícios

Treinar diversas vezes ao longo da semana influencia diretamente no seu plano de como aumentar a queima de gordura corporal. Isso acontece porque, além de serem alcançados melhores resultados diários, o metabolismo passa a acelerar com maior frequência.

Educadores físicos recomendam uma média de 5 a 7 treinos por semana, sempre com o controle adequado de carga e intensidade para as atividades desenvolvidas. Além disso, é importantíssimo variar no tipo de exercício realizado para que o corpo não se acostume, ou seja, não fique estagnado nem reduza seu potencial.

A musculação figura como peça-chave nesse contexto. É ela que vai desenvolver mais massa magra, que consome mais calorias para se manter e ajuda a reduzir o acúmulo de gorduras. Porém, a combinação com exercícios cardiovasculares é o que garante uma performance eficiente para gerar a lipólise.

 3 – Mantenha o seu corpo sempre hidratado

Basicamente, todos os processos químicos que acontecem dentro do nosso corpo precisam de água para serem bem sucedidos. Por isso, de nada adianta se alimentar bem e fazer atividades físicas se o organismo não estiver bem hidratado.

Diversos estudos acadêmicos demonstram que pessoas que bebem mais água são mais saudáveis e isso tem influência direta em como aumentar a queima de gordura corporal. Seja no treino ou nas demais tarefas do dia a dia, nunca esqueça de levar junto a sua garrafinha, combinado?

Ah! Outra dica é incluir termogênicos como o gengibre e a canela nos líquidos que você ingere. Eles também contribuem para aquecer o corpo e promover a aceleração metabólica.

aumentar a queima de gordura

4 – Como aumentar a queima de gordura corporal com a respiração

Parece clichê mas respirar bem é outra estratégia primordial para quem quer manter o corpo em forma. Quando deixamos de prestar atenção na nossa respiração, as consequências são muito negativas pois isso pode gerar fadiga e estresse.

Por sua vez, esses dois fatores levam à redução do desempenho do organismo. O cortisol, que é considerado o hormônio do estresse, se eleva na nossa corrente sanguínea. Assim, ele acaba inibindo a capacidade do nosso corpo de eliminar as gordurinhas.

Para manter corpo e mente em dia, dedique alguns minutos do seu dia para respirar profundamente e relaxar. Até mesmo meditação e ioga podem lhe ajudar nesse processo.

5 – Tenha noites de sono tranquilo e reparador

Dando continuidade ao item anterior, aqui vai mais uma dica de como aumentar a queima de gordura corporal sem muito esforço. Quem diria, mas dormir bem também consiste em uma prática poderosa para emagrecer.

A recomendação dos especialistas é de, ao menos, 7 a 8 horas de sono por noite. Para se certificar de que você vai ter um sono reparador, lembre-se de desligar o celular ou outros equipamentos eletrônicos cerca de meia hora antes de dormir. Assim, não tem erro!

E então, gostou de conhecer estes meios práticos de como aumentar a queima de gordura corporal? São tarefas simples de realizar e que você pode começar a fazer hoje mesmo. Aproveite!

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