20 de outubro de 2021

Iron Fight

Como fugir do efeito sanfona

A grande maioria das pessoas possuem uma dificuldade bem grande de perder peso, e quando perdem, podem voltar a ganhar o peso perdido rapidamente. Esse problema é conhecido como efeito sanfona.

Quando uma pessoa está em um processo de emagrecimento, é comum passar por isso. Mas, você sabia que existem algumas formas de evitar esse problema?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre como fugir do efeito sanfona. Veja as dicas a seguir e confira:

NÃO FAÇA DIETAS RESTRITIVAS

Geralmente, esse efeito sanfona é resultado de regimes muito restritivos. Essas dietas, mesmo que prometam e alcancem resultados rápidos, não fazem bem para a saúde física e nem para a saúde mental.

Quando você segue uma dieta sem muitas restrições, a perda de peso acontece de forma gradual, e o organismo se adapta de forma melhor.

Além disso, quando as alimentação é muito restritiva, você não perde apenas gordura corporal, mas massa magra também.

As dietas restritivas também deixam o metabolismo mais lento, e quando essas dietas acabam, a pessoa volta a comer o dobro do que comia antes, exagerando na quantidade de alimentos consumidos e dando origem ao efeito sanfona.

Por isso, é importante sempre optar por uma alimentação saudável e balanceada, com o objetivo de ser levada a longo prazo, trazendo uma perda de peso saudável e duradoura.

PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Além de manter uma rotina de alimentação saudável, praticar atividades físicas é muito importante para fugir do efeito sanfona.

Isso porque o seu metabolismo será acelerado, fazendo com que a gordura seja eliminada de forma saudável, sem prejudicar a quantidade de massa magra.

Se você não tem o hábito de praticar atividade física, comece fazendo caminhadas leves e aumente a rotina de treinos de maneira gradual. Você pode contar com a ajuda de um profissional de educação física para isso.

Além disso, é muito importante contar com um nutricionista para ajustar a sua alimentação com a rotina de treinos, assim você consegue evitar o efeito sanfona.

IDENTIFIQUE OS GATILHOS EMOCIONAIS

Outra maneira de fugir do efeito sanfona é identificar o que desperta na sua mente a vontade e desejo de comer de forma exagerada.

Algumas pessoas que possuem dificuldade de emagrecer, possuem também uma relação ruim com a comida, onde acabam descontando suas emoções todas as vezes que se sentem frustradas, ansiosas, depressivas e tristes.

Para fugir do efeito sanfona, é importante manter uma boa relação com a comida e não fazer dela um escape para seus distúrbios emocionais.

É válido que o indivíduo mantenha um acompanhamento com um psicólogo para que esses gatilhos sejam identificados e tratados, de maneira que a comida seja uma aliada e não uma vilã.

É importante contar com uma equipe multidisciplinar para melhorar sua relação com a alimentação e fugir do efeito sanfona.

O processo de emagrecimento pode ser difícil e demorado, mas o principal objetivo deve ser permanecer saudável, buscando uma reeducação alimentar, cultivando uma boa relação com a comida e praticando atividades físicas com frequência, para cuidar de si mesmo e dar adeus ao efeito sanfona.

Gostou desse post?

Confira essa seleção que fizemos para você emagrecer de forma saudável:

4 dicas que vão derreter gordura corporal e você não conhecia

Treinamento Funcional o que é? 11 exercícios!

Tapioca no Microondas: 3 Receitas Light

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp