23 de outubro de 2018

Iron Fight

Desvende os 7 maiores mitos sobre emagrecimento

Você conhece quais são os principais mitos sobre emagrecimento? É comum nos depararmos com alguns deles, quando começamos uma dieta para perder aqueles quilos a mais.

Nesse momento, nos deparamos com “fórmulas mágicas” que prometem fazer você perder peso em tempo recorde ou em mitos que podem na verdade, prejudicar o seu processo de emagrecimento.

São desses mitos que iremos falar ao longo deste post. Aqui, você irá encontrar 7 grandes mentiras que giram em torno do processo de emagrecimento. Assim, você não correrá o risco de não chegar ao seu objetivo de uma maneira eficaz. Confira:

 mitos sobre emagrecimento

1 – Mitos sobre emagrecimento: é preciso comer refeições com proteínas e com carboidratos separadamente

Sim! Esse é um dos mitos sobre emagrecimento mais populares que existe. Por que ele é mentira? O primeiro ponto é que não existem estudos científicos que comprovem que essa divisão nas refeições, possa de fato proporcionar o emagrecimento.

Pelo contrário, os nutricionistas afirmam que uma boa estratégia alimentar para perder peso, é aquele combinada com proteínas e carboidratos integrais. Elas conseguem manter a saciedade por mais tempo e até mesmo acelerar o metabolismo.

Por isso, se você quer mesmo emagrecer siga essa recomendação. Planeje refeições com alimentos ricos em proteínas, como a carne de frango, e com carboidratos bons, vegetais e frutas.

2 – A perda de peso é um processo constante

Diferente do que a maioria das pessoas acreditam, emagrecer não é um processo constante. O que isso significa? Que você pode ter uma perda de peso constante por alguns dias ou até mesmo semanas, mas ao chegar em um determinado ponto você pode engordar alguns quilos ou estagnar.

Isso é completamente normal, pois ao ser submetido pela mesma estratégia de emagrecimento, o seu organismo passa a se acostumar a ela e não vai reagir da mesma maneira de quando você começou a usá-la, por exemplo.

É por isso que os especialistas aconselham a mudança de dietas e da prática de atividades físicas constantemente. Essa é uma forma de diminuir as oscilações do seu peso e fazer com que você continue emagrecendo até chegar ao seu objetivo.

3 – Pular refeições ajuda a perder peso

Esse é sem dúvida um dos mitos sobre emagrecimento mais perigosos que existe, pois além de prejudicar a perda de peso adotar esse tipo de hábito também pode causar danos a sua saúde.

Veja bem de acordo com especialistas, pular refeições para perder peso faz com que o seu metabolismo comece a funcionar de uma maneira mais lenta. Nesses casos, o organismo entende que a pessoa está em uma situação de risco e inicia um processo de economia de energia.

O resultado? Você começa a acumular gordura e ter grandes dificuldades de conseguir emagrecer de maneira adequada. Assim, o recomendado é que você não pule refeições, mas opte por alimentos com baixo teor de gordura saturadas e adote uma alimentação mais saudável.

 4 – Comer pequenas porções acelera o metabolismo

Esse é um grande mito sobre perda de peso, pois o que realmente importa é a qualidade dos alimentos que você consome em cada refeição e a sua ação no metabolismo.

Investir no consumo de alimentos que possuem um poder termogênico auxiliam no processo de queima de gordura, como é o caso do gengibre, canela e até mesmo a pimenta. Ainda mais quando são associados a uma dieta balanceada e a prática regular de atividades físicas.

Assim, o ideal não é que você coma pequenas porções para acelerar o metabolismo, mas trazer mais qualidade para cada uma delas. A dica aqui é sempre procurar um especialista para ajudar a elaborar uma dieta para perda de peso.

5 – Carboidratos engordam, portanto devem ser excluídos da dieta

É importante saber que os carboidratos são nutrientes necessários em qualquer dieta, seja ela de emagrecimento ou ganho de massa muscular. Afinal, eles são os responsáveis por gerar mais energia para o corpo, então reduzir seu consumo é algo maléfico.

Na verdade, o problema dos carboidratos é o seu consumo em excesso e combinado com outros ingredientes calóricos. Isso sim, realmente engorda e deve ser reduzido da dieta. A dica aqui é substituir alimentos ricos em carboidratos, como os pães brancos, por sua versão integral que possui mais fibras.

6 – Aumentar o consumo de café ajuda na perda de peso

Na verdade, o consumo de café não produz mudanças significativas no processo de emagrecimento. Por quê? É simples, ele apenas produz uma diminuição momentânea do apetite e aumenta a disposição.

Ao consumir grandes quantidades dessa bebida você pode aumentar o seu nível de ansiedade e até mesmo ter problemas com a pressão arterial.

Não ficando limitado a isso, em alguns casos o café pode causar insônia e, consequentemente, o aumento do seu peso corporal. Por isso, o ideal é que ela seja consumida com moderação.

 7 – Arroz com feijão faz com que você engorde

Esse é um dos maiores mitos sobre emagrecimento principalmente aqui no Brasil. É preciso entender que o arroz e o feijão são dois alimentos ricos em nutrientes, sua combinação é capaz de formar uma proteína completa, com baixo índice glicêmico.

Isso faz com que você tenha uma maior sensação de saciedade e evita que o seu organismo, gere novas fontes de gordura no corpo. Se você ainda duvida, fique sabendo que existem pesquisas que comprovam que o consumo de arroz com feijão em uma dieta para emagrecimento, consegue de fato ajudar a pessoa a perder peso.

mitos sobre emagrecimento

Ao longo do post você pode desvendar quais são os maiores mitos sobre emagrecimento, agora a decisão está nas suas mãos! Busque realizar os ajustes na sua alimentação para que ela se torne mais saudável e balanceada.

Assim, evite seguir dietas da moda altamente restritivas que indicam a eliminação total de qualquer nutriente importante como o carboidrato, por exemplo. Na verdade, busque reduzir alimentos gordurosos e frituras que além de terem baixo valor nutritivo e podem prejudicar a saúde.

O ideal é consumir alimentos ricos em nutrientes e saudáveis, eles sim, ajudarão você a emagrecer de modo saudável.

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