6 de novembro de 2018

Iron Fight

Dieta low-carb: emagreça!

A Dieta Low Carb é uma dieta que vem ganhando cada vez mais adeptos por conta dos seus resultados positivos. Já são muitas pesquisas comprovando a eficácia que a diminuição do consumo de carboidratos pode trazer para a perda de peso definitiva.

As dietas de baixo consumo de carboidrato não eram muito bem vistas, pois acreditavam que elas faziam mal à saúde por promover o alto consumo de gordura, principalmente da gordura saturada.

Porém, a ciência já provou que o Low Carb emagrece de verdade. Diante disso, ao longo deste post serão apresentadas algumas informações relevantes sobre esse tipo de dieta. Confira:

Por que a dieta low carb funciona?

A Dieta Low Carb é muito eficiente para o emagrecimento porque consegue reduzir o consumo de carboidratos e aumentar o de proteínas e gorduras boas. Isso faz com que as pessoas se sintam mais saciadas e acabem consumindo menos calorias, sem precisar passar fome ou ter que ficar se controlando.

A fome é o maior inimigo de quem quer emagrecer e uma das vantagens da Low Carb é que ela estimula a perda do apetite e o aumento da sensação de saciedade. Além disso, os adeptos da dieta ingerem menos calorias ao aumentar o consumo de proteína e gordura e diminuir o número de carboidratos.

Diminuir o consumo de carboidratos da alimentação é uma maneira eficaz e simples de conseguir emagrecer. Muitas pesquisas demonstram que a Low Carb faz perder mais peso e emagrecer mais rápido, sem precisar ficar restringindo calorias.

dieta low carb

Como começar a dieta low carb?

Para começar essa dieta é preciso que você siga alguns passos fundamentais. Por meio deles, será possível não só garantir a eficácia desse método de emagrecimento, como também a permanência dos resultados. Confira:

Passo 1 – Saiba quanto carboidrato consumir por dia

A quantidade de carboidrato que você vai consumir depende de diversos fatores. Por exemplo, o quanto peso você quer perder, se faz algum exercício físico, se está em uma rotina saudável, entre outros.

Existem algumas recomendações de consumo de carboidratos que servem como um guia, mas é preciso verificar qual você se adapta melhor para você, são eles:

20 a 50 gramas por dia

Esta é a faixa para quem quer emagrecer rápido e está passando por problemas de diabetes ou obesidade. Nenhuma Dieta Low Carb é 0 carboidrato.

Existem muitas opções de legumes e vegetais que são ricos em fibras e que possuem uma pequena quantidade de carboidratos. A maioria das pessoas que muda sua alimentação acaba comendo muito mais salada do que antes.

50 a 100 gramas por dia

Esta quantidade de consumo de carboidratos diária é indicada para quem já conseguiu emagrecer e deseja manter o seu peso. Nesse momento, devem ser ingeridas fontes de carboidratos complexos, que são aqueles provenientes de legumes, raízes, dentre outros.

100 a 150 gramas por dia

Esta é uma faixa de consumo moderada, não chegando a ser low carb. Ela é muito boa para quem tem um perfil mais ativo e saudável, como aquelas pessoas que querem secar o corpo sem perder massa magra.

Teste as diversas quantidades de carboidratos

A dica é você ir experimentando e descobrindo qual a faixa em que melhor atende os seus objetivos e melhor você se adapta.

Caso você tenha algum problema de saúde, é importante conversar com o seu médico antes de realizar qualquer mudança muito drástica na sua alimentação.

Passo 2 – Saiba o que pode ou não comer

Não basta cortar os carboidratos de a sua rotina alimentar, é importante também saber o que não pode comer.

Existem listas de alimentos que são um exemplo mais genérico do que pode ou não pode comer, mas a dica pode ser conversar com um nutricionista para que ele monte um cardápio personalizado. Por exemplo, você pode comer alimentos como:

  • Carnes
  • Peixe
  • Ovos
  • Verduras
  • Legumes
  • Nozes
  • Sementes
  • Laticínios
  • Gorduras
  • Óleos
dieta low carb

Pode beber café, chá, água, refrigerantes com adoçante, mas com moderação. Para quem não precisa perder tanto peso, pode comer mais carboidratos na alimentação. Por exemplo, pode comer tubérculos, grãos sem glúten, leguminosas, frutas, chocolate, vinho.

Agora, é preciso cortar da alimentação açúcar refinado, gordura trans, grãos com glúten, produtos light e artificiais, alimentos industrializados e processados.

Passo 3 – Tenha paciência com a dieta low carb

É realmente empolgante começar uma nova Dieta Low Carb, mas também é preciso ter paciência. O nosso corpo tem como fonte de energia preferida o carboidrato, por isso, o corpo acaba não queimando gordura quando tem muito disponível.

Quando a gente tira o carboidrato da alimentação, o nosso corpo começa a pegar energia de outras fontes, como a gordura. Seja a que está armazenada, ou seja, através da alimentação.

Por isso, pode levar alguns dias até o corpo se acostumar a queimar gordura no lugar do carbo, mas os resultados aparecem e são muito bons.


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