30 de outubro de 2018

Iron Fight

Jejum intermitente: zero dúvidas, muitos resultados

O Jejum Intermitente tem ganhado cada vez mais destaque e adeptos. Sobretudo devido ao seu método inovador utilizado para acelerar o processo de emagrecimento. Ele rompe com todas as teorias desenvolvidas sobre a perda de peso, em especial aquela que diz que é preciso comer a cada 3 horas.

No entanto, para conseguir obter resultados satisfatórios é necessário realizar esse estilo de alimentação de maneira correta. Caso contrário, você não só não poderá aproveitar os seus benefícios, como ainda pode prejudicar a sua saúde durante o processo de perda de peso.

Para que isso não aconteça com você, ao longo deste post você poderá encontrar um guia completo para iniciantes que desejam começar a fazer esse tipo de jejum:

jejum intermitente

O que é o jejum intermitente?

O Jejum Intermitente (JI) é um estilo alimentar que tem como principal objetivo alternar os períodos de jejum com outros de alimentação. Esse ciclo ocorre dentro de protocolos diários com duração de no máximo 24 horas, sendo repetido duas vezes por semana.

Esses períodos são cruciais para estimular a queima de gordura corporal de uma maneira rápida e eficaz. Mas atenção, devido as suas peculiaridades o JI não pode ser considerado como uma dieta, mas sim como um tipo de alimentação.

Como o jejum funciona

Veja bem, ao adotar o jejum como estratégia para acelerar o processo de emagrecimento, será provocada uma série de processos no seu organismo que juntos irão provocar a perda de gordura corporal de uma maneira rápida e eficaz.

Para que você tenha uma ideia, ao começar a fazer o jejum as suas células irão começar um intenso processo de reparação e recuperação do organismo. Isso faz com que o seu corpo queime gordura de uma maneira mais intensa e ainda acelere o ganho de massa muscular.

Conheça os principais benefícios do jejum intermitente

Os adeptos do Jejum Intermitente podem aproveitar uma série de benefícios que vão além do emagrecimento, atingindo o bem-estar e a manutenção de um corpo mais forte e saudável.

Há estudos que comprovam que o JI pode inclusive aumentar a longevidade. Quer saber mais sobre as vantagens que esse estilo de alimentação, proporciona? Então confira abaixo os seus principais benefícios:

  • Emagrecimento rápido
  • Resistência à insulina
  • Reduz o processo inflamatório
  • Diminui o colesterol ruim e riscos de doenças cardíacas
  • Previne o câncer
  • Aumenta a longevidade

Mas atenção, para conseguir alcançar todos esses benefícios é preciso que você realize o jejum de maneira correta. Isso é crucial, para manter bons resultados e a sua saúde.

Como fazer o jejum intermitente

Basicamente, para fazer esse jejum é necessário dividir o seu dia ou semana com períodos de tempo, em que você pode se alimentar e outros específicos para jejuar.

Vale a pena destacar que, durante o período do jejum você não deve comer nada, alimentando-se apenas nos períodos adequados. No que se refere aos períodos, confira abaixo quais são os principais protocolos:

jejum intermitente

Protocolo Leangains – 16:8

Esse protocolo consiste em fazer um período de jejum de 16 horas seguidas, para depois ter uma janela alimentar de 8 horas. No entanto, essas indicações mudam entre homens e mulheres.

De acordo com especialistas, o ideal é que as mulheres façam um jejum de 14 horas e tenham uma janela de 10 horas. Nesse período é preciso fazer de 2 a 3 refeições.

Protocolo eat-stop-eat – método coma-pare-coma

Aqui, o recomendado é que você faça um jejum de 24 horas, uma ou no máximo duas vezes por semana. Um exemplo desse tipo de prática é almoçar às 12h e só fazer outra refeição às 12h do outro dia.

Apesar de oferecer os mesmos resultados que as demais, esse protocolo é um dos mais difíceis de ser seguido. Caso você não consiga, o ideal é realizar os demais protocolos e só seguir este quando estiver totalmente acostumado.

Protocolo Mosley – 5:2

Nesse protocolo do Jejum Intermitente, você pode comer livremente durante os 5 dias da semana, enquanto que durante dois dias deve limitar o seu consumo para cerca de 500 calorias por dia, para mulheres e 600 calorias para os homens.

Esse é um dos métodos mais recomendados para iniciantes, uma vez que é bastante flexível e permite que você ainda consuma alimentos nos dias de “jejum”. Mas cuidado, não exagere nos dias de alimentação livre, pois isso poderá prejudicar os seus resultados.

Ao longo deste post, você pode descobrir qual a melhor maneira de fazer o Jejum Intermitente. Além disso, você ainda pode conhecer mais detalhes sobre o que é esse jejum e os benefícios que ele pode promover para o seu corpo, em especial para o processo de emagrecimento.

Uma dica importante é associar esse jejum com a prática regular de atividades físicas. Isso irá fazer com que você obtenha resultados de qualidade em um curto espaço de tempo.

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