30 de outubro de 2018

Iron Fight

Lista de compras de mercado: lista saudável (minha lista)

Elaborar uma lista de compras saudável é um verdadeiro desafio para a maioria das pessoas, sobretudo para aquelas que desejam adotar um estilo de vida fitness. O motivo? É preciso ter muita força de vontade para resistir às tentações provocadas pelos alimentos industrializados e ricos em açúcares.

Mas acredite, essa não precisa ser uma missão impossível para você. Basta seguir algumas indicações no momento das compras para se manter na linha. Além disso, ir ao supermercado com uma lista bem elaborada irá ajudar você a superar as tentações.

Diante disso, para ajudar você a se manter na dieta, ao longo deste post serão apresentadas dicas de como montar a sua própria lista e uma seleção exclusiva com os alimentos que não podem faltar na sua lista. Confira:

lista de compras

Dicas para criar lista de compras saudável

Elaborar uma lista de compras saudável exige muito planejamento e organização, para que você compre apenas aqueles alimentos que não podem faltar na sua dieta.

Para ajudar você nessa missão, confira abaixo algumas dicas infalíveis de como elaborar a melhor lista de compras:

Planeje as suas refeições

Isso mesmo, planejar todas as suas refeições com antecedência irá ajudar você a selecionar os ingredientes essenciais para a sua lista. Além disso, essa técnica ainda evita que você caia na tentação de pedir comida de fast food por ter a geladeira completamente vazia.

Ao ter as suas refeições da semana bem planejadas, você também poderá se certificar de que irá permanecer na dieta por muito mais tempo. A dica aqui é investir em pratos mais saudáveis e livres de todo tipo de comida industrializada, rica em açúcares e outros conservantes.

Compre apenas o essencial

Para que você consiga elaborar uma boa lista de compras saudável para a sua dieta, é indispensável comprar apenas aqueles alimentos que você irá consumir. Isso irá evitar que eles estraguem durante a semana, ou até mesmo que ocorram grandes gastos econômicos.

Se após realizar as compras, você desejar acrescentar novos alimentos no cardápio da dieta é recomendado comprá-los em pouca quantidade. A dica aqui é evitar ainda mais qualquer tipo de desperdício.

Organize a sua lista de compras de acordo com categorias

Outra dica importante na hora de elaborar a sua lista de compras é organizar os alimentos de acordo com categorias. Mais do que garantir que você irá comprar apenas aqueles produtos saudáveis, você também poderá economizar tempo e dinheiro na sua ida ao supermercado.

Você pode fazer a organização seguindo esta divisão por categorias de alimentos:

  • Legumes e verduras
  • Frutas
  • Proteínas
  • Gorduras saudáveis
  • Carboidratos
  • Temperos

Mas atenção, isso não quer dizer que você não pode incorporar outros tipos de categorias. A lista deve ser elaborada com as suas necessidades e os objetivos da sua dieta.

Fuja das tentações

É inevitável, nas primeiras vezes que você for fazer compras com a sua lista de compras saudável sentirá a tentação de colocar no carrinho um ou outro alimento industrializado, proibidos na sua dieta.

Nesse momento, é importante manter o foco e o autocontrole e comprar apenas aqueles ingredientes que estão na sua lista. Nesse momento, lembre-se dos objetivos que deseja alcançar com a dieta e fuja das tentações.

Escolha com cuidado cada item da lista

Isso mesmo, para que a sua lista possa ser realmente eficaz, é necessário que você selecione com cuidado cada um dos itens. Uma dica importante é escolher sempre aqueles alimentos orgânicos, frescos e 100% naturais.

Evite ao máximo todo o tipo de alimentos processados, sejam eles biscoitos ou qualquer outro tipo de comida elaborada de maneira industrializada.

Lista de compras saudável

Está com dúvida nos itens da sua lista? Então confira abaixo um bom exemplo de uma lista de compras saudável.

Esse alimentos são essenciais para qualquer tipo de dieta, por isso não devem faltar no seu carrinho, enquanto você estiver fazendo as suas compras. Aproveite:

Verduras e legumes

  • Abobrinha
  • Beringela
  • Pepinos
  • Tomates
  • Cenoura
  • Repolho
  • Pimentões coloridos
  • Brócolis

Frutas

  • Limões
  • Maçãs
  • Abacates
  • Laranjas
  • Morangos
  • Uvas

Leite e derivados

  • Ricota
  • Iogurte natural
  • Queijo mussarela
  • Leite integral
lista de compras

Proteínas

  • Ovos
  • Atum em lata
  • Salmão
  • Peito de frango

Condimentos

  • Temperos a gosto
  • Pasta de tomate seco
  • Mel
  • Castanhas

Depois de conhecer todas as dicas para elaborar uma lista de compras saudável, chegou o momento de você colocar cada uma delas em prática. Essa é a melhor estratégia para conseguir se manter na dieta e ter uma alimentação mais balanceada.

São impressionantes os benefícios que você pode obter por meio da elaboração de uma simples lista. Afinal, por meio dela você não só não irá mais cair na tentação de  comprar comida fast food, como ainda irá conseguir economizar bastante nas suas compras no supermercado.

Por isso, comece a fazer o planejamento das suas refeições da semana e liste todos os ingredientes que você irá precisar para ter uma alimentação mais saudável.

Se gostou deste post e quer umas dicas de receitas para ajudar na sua dieta, clique aqui!

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