22 de outubro de 2018

Iron Fight

Conheça 7 dicas nutricionais para ter mais disposição durante o dia

Conhecer dicas nutricionais para ter mais disposição garante que você possa acabar com aquela famosa preguiça de realizar qualquer tipo de atividade física durante o dia. Uma pequena mudança nos seus hábitos alimentares podem representar o aumento considerável da disposição.

Por quê? Geralmente o desânimo ou até mesmo a preguiça de praticar atividades físicas estão intimamente relacionados a falta de algum nutriente na sua alimentação ou até mesmo adoção de hábitos alimentares prejudiciais à sua saúde.

Nesse sentido, ao longo deste post serão apresentadas algumas dicas exclusivas de nutricionistas para que você possa aumentar a sua disposição durante o dia de uma maneira prática e simples. Confira:

Dicas nutricionais para ter mais disposição: beba água

Uma das primeiras dicas nutricionais para ter mais disposição, é a de beber água logo ao acordar. Por que isso é importante? É simples, quando realizamos esse pequeno hábito, o organismo fica imune a ação de várias toxinas liberadas no metabolismo enquanto dormíamos. Isso altera os estados fisiológicos da sensação de bem-estar logo pela manhã.

Nesse sentido, busque ingerir um copo de água logo ao acordar. Isso vai ajudar as toxinas e secreções a serem eliminadas de maneira mais rápida. Além disso, você pode aproveitar todos os benefícios que um corpo bem hidratado, é capaz de fornecer.

Evite comer muito carboidrato no café da manhã

Veja bem, apesar do carboidrato ser um nutriente responsável por fornecer energia ao corpo, esse efeito pode ser contrário caso ele seja consumido em excesso. Nessa situação, o organismo tende a ficar com um metabolismo mais lento e sobrecarregado.

Para evitar que isso aconteça, evite o excesso de alimentos ricos em carboidratos pela manhã, sobretudo se eles forem industrializados. O ideal é consumi-los antes dos treinos, para que a energia seja melhor aproveitada pelo corpo e você se sinta mais disposto.

Consuma alimentos ricos em energia

Ainda ao acordar, opte por alimentos que promovam um grande aumento de energia para o seu organismo. Isso irá fazer com que você consiga realizar todas as suas atividades diárias sem sentir aquele cansaço tão característico  de todos os dias.

A dica aqui é apostar em uma refeição rica em proteínas, carboidratos e fibras durantes o desjejum. Aqui, você pode consumir não só cafeína para estimular o sistema nervoso, como também água para melhorar o transporte de vitaminas e ovos para ajudar na melhora da ação cognitiva.

Isso irá fazer toda a diferença na forma com que você encara o seu dia, sobretudo se pretende realizar atividades físicas nesse período da manhã.


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Opte por refeições leves no almoço

A sensação de cansaço e sono após o almoço é algo frequente para muitas pessoas. Normalmente, esse é o resultado provocado por refeições ricas em frituras, doces e gorduras que além de terem baixo valor nutritivo, são de difícil digestão no organismo.

Nesse sentido, se você quer se sentir mais disposto depois do almoço, é necessário mudar a qualidade da sua refeição. O ideal é que você consuma alimentos leves como saladas com carne magra, sopas de vegetais, pães integrais e sucos.

Faça essa pequena alteração no cardápio e perceba como sua energia fica mais elevada ao longo do dia.

Aumente a ingestão de vitaminas do complexo B

Uma das melhores dicas nutricionais para ter mais disposição durante o dia é aumentar a ingestão de vitaminas do complexo B. Por quê? Essas vitaminas são as principais responsáveis pelos processos metabólicos, incluindo aqueles que estão relacionados ao desenvolvimento do metabolismo energético.

Para obter todas as vantagens que esse tipo de vitamina pode oferecer, o ideal é enriquecer a sua dieta com alimentos que possuem grandes concentrações de vitaminas do complexo B, tais como:

  • Queijo cottage
  • Amêndoas
  • Farelo de aveia
  • Peixes como sardinha e salmão
  • Ameixa
  • Fígado

Isso irá fazer com que o seu nível de disposição aumente de maneira considerável, além de contribuir para a melhora da saúde do seu organismo como um todo.

Evite alimentos doces

Comer um alimento doce, pode fazer com que você sinta uma sensação imediata de energia e bem-estar. Contudo esse efeito é de curta duração, pois em pouco tempo a tendência é sentir cansaço corporal e o pior o desejo por mais doces.

Isso ocorre pelo fato desses alimentos conterem um alto índice glicêmico, o que estimula a geração de picos de fome ao longo do dia. Para que isso não ocorra com você, busque consumir alimentos de carboidratos complexos e integrais, que proporcionam mais energia para o organismo.

Sem comentar, que ao fazer essa pequena mudança na sua dieta diminui o risco de engordar e comer alimentos pouco nutritivos.

Invista na suplementação alimentar

A suplementação alimentar também é outra alternativa para quem deseja ter mais energia durante o dia, principalmente nos momentos de treino. A principal razão disso, é que esses produtos contém nutrientes que estimulam a liberação de mais energia no corpo, tais como os carboidratos e proteínas.

Mas cuidado, eles não devem ser consumidos em excesso! Por isso é recomendado que você busque orientação profissional de um nutricionista esportivo. Afinal, ele também irá indicar as quantidades ideais para você e em que momentos do dia você pode consumi-los para obter uma maior performance.

Acredite em pouco tempo de uso, você perceberá também a melhora dos resultados dos seus treinos da academia, assim como uma sensação constante de disposição para treinar.

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Agora que você conhece as melhores dicas nutricionais para ter mais disposição, o que acha de colocar cada uma delas em prática e afastar aquela sensação de cansaço e preguiça do seu dia a dia?

Se sentir bem e disposta durante o dia é essencial para quem deseja ter uma vida mais saudável e dinâmica. Por isso, não deixe de adaptar todas as suas refeições e invista no consumo de alimentos que aumentam a sua energia.

Em pouco tempo, você poderá perceber uma grande mudança na forma com que enfrenta as atividades que precisa fazer e como tudo se torna mais fácil e prazeroso.

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