22 de outubro de 2018

Iron Fight

Descubra a verdadeira importância da proteína para ganhar massa

Você sabe a verdadeira importância da proteína para ganhar massa? Enriquecer a dieta com esse tipo de nutriente é uma das principais recomendações dos especialistas. No entanto, são poucas as pessoas que sabem a real necessidade de investir em alimentos ricos em proteínas.

Esse tipo de nutriente é imprescindível para quem pratica musculação, pois produz reações essenciais no processo de construção dos músculos e demais tecido do corpo.

Diante da sua relevância para a musculação, ao longo deste post serão apresentados os principais motivos que evidenciam a importância da proteína para o aumento da massa. Confira:

É necessário consumir proteína para ganhar massa

O uso da proteína para ganhar massa está intimamente ligado ao fato de que esse nutriente é um dos principais responsáveis pela regeneração dos músculos e por contribuir para a melhora do funcionamento do organismo como um todo.

Isto é, quando é consumida da maneira adequada e quando são inseridos os alimentos que possuem uma maior concentração desse tipo de nutriente na dieta, tais como:

  • Carne vermelha magra
  • Frango
  • Peixe
  • Leite
  • Ovos

Além disso, para que o nutriente consiga fazer com que os seus músculos cresçam de uma maneira rápida e eficaz é necessário realizar a prática regular de atividades físicas.

proteína para ganhar massa

Equilibra o sistema nervoso

Os neurotransmissores do sistema nervoso são os principais responsáveis por transmitir os impulsos para fazer o nosso corpo se movimentar e funcionar corretamente.

Nesse sentido, quando esses comandos estão em equilíbrio é possível obter um bom desempenho durante o treino de musculação, por exemplo. Influenciando consequentemente no aumento da massa magra corporal.

Mas como manter esse sistema em equilíbrio? Simples! Através de uma dieta rica em proteínas, pois esse nutriente é a base dos neurotransmissores. Então, quando o organismo o absorve de maneira adequada consegue fortalecer toda a essa estrutura.

Melhora o transporte do oxigênio

Como a melhora do transporte de oxigênio pode beneficiar o ganho de massa magra? É simples, quando você investe em uma alimentação rica em proteínas, o seu organismo começa a funcionar melhor, principalmente no que se refere ao envio de nutrientes para os músculos.

Isso só é possível graças à melhora da oxigenação no sangue, que por sua vez só ocorre devido a ação das proteínas nos glóbulos vermelhos e células responsáveis pelo transporte de oxigênio.

Assim, quando a sua alimentação não tem uma quantidade adequada de nutrientes é possível que você não só prejudique a produção de massa magra, como também sinta outros problemas de saúde, tais como: fraqueza, palidez, falta de disposição e até mesmo sofra com anemia.

A proteína fornece energia

Isso mesmo, a proteína também é responsável por manter os seus níveis de energia elevados. Mas não é só isso! Ela também faz com que você sinta mais disposição para a prática de atividades físicas, como a musculação.

Esse processo ocorre devido a capacidade desse nutriente de regular a glicemia, sobretudo quando você está em uma dieta baixa em carboidratos ou em gorduras. Além disso, na falta de uma fonte primária de energia, o organismo começa a consumir as proteínas musculares.

É exatamente por isso que a maioria dos especialistas em hipertrofia recomendam um consumo mínimo de carboidratos, para evitar que o organismo entre em um processo catabólico e você perca tudo que conseguiu com a prática regular de atividades físicas.

Fortalece as articulações

Engana-se quem pensa que o consumo de proteína serve apenas para aumentar a massa muscular. Ela também auxilia no processo de fortalecimento das articulações do corpo, que são compostas basicamente por colágeno e proteínas.

proteína para ganhar massa

Os benefícios de articulações fortes em um treino de musculação são inúmeras, mas a principal delas é a prevenção da ocorrência de lesões, durante a prática dos exercícios físicos. Sem comentar, que a sensação de dor é reduzida drasticamente com isso.

Como o desempenho durante os treinos é potencializado, consequentemente o processo de ganho de massa muscular ocorre de maneira mais eficiente e rápida.

Melhora a digestão e absorção dos alimentos

O consumo regular de proteínas faz com que o seu organismo seja capaz de digerir e absorver melhor os alimentos. Isso se deve ao fato de que as enzimas responsáveis pela quebra dos alimentos, são formadas por esse nutriente.

Quando o processo de digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos é feito de maneira adequada e eficaz, todo o seu organismo começa a funcionar melhor. E isso inclui a restauração das micro lesões sofridas pelos músculos após os treinos de musculação, por exemplo.

Sem as proteínas, esse processo seria realizado de maneira deficiente, o que iria prejudicar a nutrição completa do seu corpo. Por isso, elas são tão importantes para o ganho de massa muscular e para a sua saúde como um todo.

A quantidade ideal de proteínas a serem consumidas

Para que você possa usar a proteína para ganhar massa é preciso fazer algumas modificações na sua dieta e incluir alimentos ricos nesse nutriente em cada refeição.

Mas atenção! A quantidade ideal de proteínas a serem consumidas depende de uma série de fatores, tais como o peso e a frequência da prática de atividades físicas. De modo geral, um adulto precisa seguir essa tabela:

  • Não pratica atividade física – 0,8 g de proteína por cada quilo de peso
  • Pratica atividade física leve – 1,1 a 1,6g de proteína por cada quilo de peso
  • Pratica musculação – 1,5 a 2g de proteína por cada quilo de peso

Então, agora que você conhece os benefícios da proteína para ganhar massa muscular, o que acha de começar a incluir esse nutriente na sua dieta? Para tanto invista no consumo de alimentos naturais ricos em proteína, assim como no uso de suplementos com alto teor desse nutriente.

proteína para ganhar massa

Acredite, os resultados dessa mudança alimentar, irão surpreender você. Afinal, você vai perceber não apenas o aumento da sua massa magra, mas também um maior desempenho e disposição durante os seus treinos.

Para potencializar esses efeitos, é recomendado buscar orientação de profissionais qualificados em nutrição esportiva.

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