30 de outubro de 2018

Iron Fight

TOP 26 alimentos ricos em proteína: 10 você não sabia

Conhecer quais são os alimentos ricos em proteínas é essencial para que você possa manter uma dieta balanceada. Além disso, consumi-los regularmente faz com que você possa melhorar os resultados obtidos pela prática de atividades físicas.

Diante da importância do consumo desse tipo de nutriente, ao longo deste post você poderá encontrar informações relevantes sobre as principais fontes de proteínas.

Além disso, ainda listamos os 26 melhores alimentos para que você possa incluir na sua dieta. Assim, ao terminar a leitura, você poderá elaborar as suas refeições de uma maneira nutritiva. Confira:

1 – Alimentos ricos em proteínas: Derivados do leite

O leite e seus derivados são alimentos ricos em proteínas, e possuem um alto valor biológico e nutricional. É composto por uma série de vitaminas e minerais que contribuem para a manutenção de uma boa saúde e sensação de bem-estar.

Mas seus benefícios não se limitam a isso. A proteína do leite é ideal para os praticantes de musculação e esportistas. Pois, estimula o processo de crescimento e manutenção de massa muscular.

Além disso, é uma rica fonte de cálcio ajudando a fortalecer os ossos do corpo. Isso evita a ocorrência de lesões durantes os treinos, assim como previne o surgimento de doenças como a osteoporose.

Para aproveitar todos os benefícios do leite, é recomendado que você inclua os seguintes alimentos na sua dieta diária:

  • Leite integral
  • Queijos
  • Iogurte
  • Manteiga
  • Requeijão

2 – Fontes de proteína: Verduras

Diferente do que muitas pessoas imaginam, as verduras são excelentes fontes de proteínas. Elas contêm os aminoácidos necessários para estimular o processo de crescimento muscular no organismo, assim como mantê-lo forte e saudável.

Devido ao seu alto valor proteico, as verduras também oferecem a energia que você necessita para conseguir concluir o treino.

Ademais, são alimentos compostos por antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos essenciais para manter um corpo saudável.

Outro grande diferencial das proteínas encontradas nas verduras, é que elas são de fácil digestão no organismo. Isso colabora na aceleração do processo de recuperação muscular.

Sem comentar, que possuem um baixo teor calórico o que auxilia no processo de queima de gordura corporal e consequentemente no emagrecimento.

Para que você possa aproveitar todos os benefícios que a proteína das verduras oferece, busque realizar refeições ricas em alimentos como:

  • Espinafre
  • Couve
  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Salsa
  • Repolho

3 –  Alimentos ricos em proteínas: Carnes

As carnes também fazem parte dos alimentos ricos em proteínas e que você precisa incluir na sua dieta, principalmente se deseja alcançar a hipertrofia. Por quê? O motivo é bem simples, elas possuem um alto teor protéico na sua composição.

Esses nutrientes estimulam o processo de construção muscular em todo o corpo, sendo potencializado com a realização de exercícios físicos de alto impacto.  Por essa razão, as carnes estão presentes nas dietas de atletas e adeptos da musculação.

Para ter uma noção do valor protéico desse alimento, apenas 100 gramas de carne cozinhada contêm cerca de 35 gramas de proteínas. Isso é o essencial para que o seu corpo possa funcionar corretamente. Incrível, concorda?

Dentre os cortes de carne mais ricos em proteínas, destacam-se os seguintes:

  • Coxão mole
  • Filé mignon
  • Lagarto
  • Patinho
  • Maminha
  • Filé de frango
  • Peixes

4 – Fontes de proteínas: Origem vegetal

Se você é vegetariano ou intolerante a lactose e precisa suprir as suas necessidades de proteína, então aposte no consumo de alimentos de origem vegetal.

Isso mesmo, esses alimentos possuem um alto nível de proteína em sua composição, o que ajuda você a bater a sua meta de consumo diário desse nutriente. Sendo uma excelente opção para manter seu corpo saudável e em forma.

Ademais, se você deseja alcançar a hipertrofia ou estimular o crescimento muscular pode investir em um cardápio com vários vegetais. Afinal, as quantidades de proteínas contidas nesses alimentos, podem ser equiparadas aos das carnes.

O grande benefício é que diferente das fontes de origem animal, os vegetais possuem um baixo índice de gordura saturada e colesterol em sua composição, ajudando a evitar uma série de doenças.

Confira abaixo os melhores alimentos de origem vegetal, que deve fazer parte da sua dieta:

  • Pasta de amendoim
  • Lentilha
  • Aveia
  • Chia
  • Feijão
  • Grão-de-bico
  • Quinoa
  • Castanhas

Ao longo do post você pode conhecer 26 alimentos ricos em proteínas dos quatro principais grupos alimentares. Agora, o ideal é que você monte combinações de pratos, para tornar suas refeições mais nutritivas e com alto valor protéico.

Acredite esse é o segredo para que você conquiste não apenas um organismo mais saudável, mas também acelere o processo de crescimento muscular de uma maneira natural e segura.

Caso você sinta dúvidas sobre como elaborar suas novas refeições, é recomendado buscar a orientação

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