6 de dezembro de 2018

Iron Fight

Coxinha de frango com massa de batata doce

Frango com batata doce e 30 minutos são tudo o que você precisa para preparar um lanche delicioso e bom para seu ganho muscular.

 

Lanches regulares são vitais para um estilo de vida saudável e ativo. As versões adaptadas para quem busca uma boa forma devem ser rápidas, deliciosas e equilibrados para satisfazer todas as necessidades de nutrição que os exercícios proporcionam.

 

Pessoas ativas devem procurar lanches que estejam na faixa de 100 a 200 calorias (algumas pessoas podem precisar de um pouco mais). Além disso, muitas vezes é preciso comer até dois lanches por dia entre as refeições para manter os níveis de energia constantes durante todo o dia.

 

Um lanche rápido e amigo da boa forma é a coxinha de frango com batata doce. Para aqueles que não resistem a tentação dessa guloseima, essa variação da receita é ideal para a conquista de um corpo escultural.

 

Na versão “original”, os ingredientes e o preparo utilizados não são os mais saudáveis possíveis. Isso porque a massa é feita com farinha de trigo e margarina, bem como frita em óleo vegetal.

 

Produtos à base de trigo refinado (como a coxinha de frango) são digeridos rapidamente, o que leva a grandes picos de açúcar no sangue seguidos de quedas rápidas que tendem a estimular a fome e exigem outra refeição rica em carboidratos.

 

Assim, a farinha de trigo refinado está associada à obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.

 

Em associação com a margarina e o óleo vegetal, a quantidade de calorias consumidas é capaz de extrapolar sua necessidade diária rapidamente e sem saciar a fome, levando ao acúmulo de gordura.

 

Porém, esses “problemas” relacionados a massa e o modo de preparo da versão original podem ser facilmente contornados ao se utilizar uma refeição típica do mundo fitness: frango com batata doce.

 

Em nossa versão saudável, utilizaremos batata doce para a massa, em substituição ao trigo e levaremos a receita ao forno, não necessitando de óleos vegetais para o preparo.

 

As batatas-doces são uma rica fonte de fibras, além de conterem uma grande variedade de vitaminas e minerais, incluindo ferro, cálcio e selênio. Também são uma boa fonte de vitamina B e vitamina C.

 

Um dos principais benefícios nutricionais da batata doce é que ela é rica em um antioxidante conhecido como betacaroteno, que é convertido em vitamina A quando consumido, auxiliando nossa função imunológica e a saúde ocular, promovendo o crescimento celular adequado e ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.

 

Leia: Batata doce antes de dormir?

 

Quando combinada com o frango preparado de maneira correta, se torna uma refeição anabólica ideal para aqueles que buscam a hipertrofia ou que desejam evitar a perda de massa muscular durante um período de cutting.

 

Dessa maneira, a receita de coxinha de frango com batata doce é perfeita para aqueles que amam uma boa coxinha, mas que também buscam manter uma dieta de qualidade, bem como mais resultados na academia.

Aprenda a preparar a versão de coxinha de frango com batata doce

Para o preparo da versão “anabólica” da coxinha de frango, é preciso que você separe cerca de 30 minutos do seu tempo. Cada receita rende, em média, 10 coxinhas. Porém, essa quantidade irá variar de acordo com a quantidade de “massa” que você usará ao moldar.

Apesar de parecer um pouco complicada, a receita é extremamente fácil e prática. Ao longo do artigo, te explicaremos cada passo para que você possa acertar de primeira, mesmo que nunca tenha preparado uma refeição na vida.

Para essa receita, os ingredientes utilizados serão:

  • 300 gramas de batata doce cozida e amassada;
  • 250 gramas de peito de frango cozido e desfiado;
  • 1 tomate sem pele e sem sementes;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça ou aveia;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou manteiga sem sal;
  • Sal, pimenta e outros temperos a gosto.

Preparando a batata doce para a massa

  1. Para isso, descasque as batatas doces e as cozinhe por tempo suficiente até que elas estejam macias (faça o teste ao espetá-las com um garfo);
  2. Após isso, retire as batatas da panela e as amasse utilizando o garfo ou um amassador de batatas;
  3. Depois que o segundo passo finalizado, tempere a “massa de batata doce” com sal a gosto.

Preparando o frango para o recheio

  • Utilizando uma panela de pressão, cozinhe o peito de frango inteiro por cerca de 20 minutos;
  • Após esse tempo, com o frango ainda na panela de pressão, descarte a água utilizada no cozimento e “chacoalhe” a panela de pressão para que o frango seja desfiado;

No youtube, existem milhares de vídeos explicando essa técnica. Um deles é esse aqui;

  • Conseguiu desfiar o frango? Em outra panela, doure o alho e a cebola utilizando a manteiga ou óleo de coco. Após isso, junte o tomate a mistura;
  • Nessa mesma panela, coloque o frango desfiado e tempere da maneira que você mais gosta;
  • Refogue o recheio por três minutos e depois, se quiser, acrescente requeijão light.
frango com batata doce

Montando a coxinha de frango com batata doce

  1. Antes de iniciar, preaqueça o forno a 200° C;
  2. Com a massa resultante da batata doce amassada, molde bolinhas do tamanho que desejar;
  3. Pegue uma bolinha e, com a ajuda do dedo polegar, abra um buraco e recheie com o frango desfiado e temperado;
  4. Após rechear a bolinha, feche o buraco e comece a moldar a coxinha;
  5. Passe a coxinha já moldada e “empane” na farinha de linhaça ou aveia;
  6. Coloque suas coxinhas em uma assadeira e leve para assar no forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos ou até dourar.

Após o preparo, essa receita possui 600 calorias e conta com a seguinte ficha nutricional:

50 gramas de Proteínas

51 gramas de Carboidratos

5 gramas de gorduras

Porém, a dica que damos é que você não consuma todas as coxinhas de uma única vez!

A coxinha de frango com batata doce é um lanche saudável que, como qualquer outro alimento, deve ser consumido com moderação, visando maximizar os resultados obtidos por meio de exercícios e dieta adequada.

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp