27 de julho de 2021

Iron Fight

Treinamento Funcional o que é? 11 exercícios!

O treinamento funcional tem como seu principal foco melhorar o funcionamento do seu corpo no cotidiano. São exercícios eficientes que integrados com a musculação “tradicional”. Esse treinamento foi concebido para tornar mais eficientes as funções do nosso corpo, como equilíbrio, flexibilidade, potência, coordenação motora, agilidade e força além de promover resultados surpreendentes que vão desde a perda de peso, até a definição corporal.

Os exercícios do funcional são altamente dinâmicos e que não necessitam de equipamentos físicos. O objetivo inicial, é melhorar a autonomia funcional, equilíbrio e qualidade de vida, sugerindo melhora no desempenho das atividades da vida diária.

Continue lendo este post para descobrir sobre o que é o treino funcional e os seus principais exercícios. Confira:

O que é o treinamento funcional?

O treinamento funcional nada mais é do que um tipo de treino desenvolvido por meio da combinação de uma série de exercícios físicos que movimentam todo o corpo, estimulando as funções corporais.

O objetivo do treino funcional também é o de tornar nosso corpo capaz de realizar movimentos com máxima eficiência. Além disso, a prática constante proporciona mais habilidade, agilidade e flexibilidade corporal.

Esse treinamento também consegue fortalecer a região do core. Os músculos dessa área, são responsáveis por estabelecer a força e resistência capaz de manter uma maior estabilidade de nossa coluna lombar e também de nossa flexibilidade.

Exercícios do treino funcional

Os exercícios do funcional também são práticos e fáceis, tais como: agachamentos, pulos, corrida, dentre outros. Existe uma variedade deles, conheça abaixo alguns outros exercícios fundamentais do treino funcional:

1 – Elevação unilateral de quadril com abdominal

O exercício de elevação unilateral de quadril com abdominal tem como objetivo desenvolver a região do abdômen. Para realiza-lo é preciso que você fique completamente deitado, com a barriga para cima. Depois disso, certifique-se de manter os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão.

Estenda apenas um dos seus joelhos e faça a flexão do seu quadril com o apoio unilateral. Nesse momento, coloque as suas mãos na nuca e flexione a sua coluna.

2 – Treinamento funcional: Stiff unilateral

O Stiff unilateral é um dos mais praticados do treinamento funcional, ideal para quem deseja ter glúteos tonificados. O exercício tem início quando você se mantém em pé com o abdômen contraído e segurando um par de halteres.

É preciso colocar todo o peso do corpo no pé esquerdo e flexionar o joelho direto, deixando que o pé direito fique suspenso ao chão. Durante isso, mantenha suas costas eretas e incline a região superior do corpo para frente, depois desça lentamente.

3 – Rotação de tronco I

Nesse exercício você deverá estar de pé, com os joelhos flexionados e posicionados um pouco além da linha do seu quadril. O seu pé direito deve estar sob um elástico e suas mãos devem segurar a alça do elástico, bem posicionada na altura do peito mantendo os cotovelos flexionados.

Após isso, realize o movimento de rotação da sua coluna vertebral para o lado esquerdo, sempre mantendo o elástico esticado. Realize o mesmo movimento do outro lado.

4 – Treinamento funcional: Rotação de tronco II

A rotação de tronco II é outro exercício que não pode faltar no Treinamento funcional. Nele é preciso que você fique em pé com os joelhos flexionados e quadril tensionado.

Seu pé direito deverá estar em cima do elástico e suas mãos devem segurar a alça do elástico na altura do peito. Mantenha os cotovelos flexionados e os ombros tensionados.

Faça a rotação da coluna para o lado esquerdo, enquanto eleva e estende os cotovelos puxe o elástico bem para cima. Finalize o exercício e repita-o para o outro lado.

suplemento feminino para atletas her whey definition

5 – Agachamento com remada

Esse exercício tem início quando você segura as extremidades da fita TRX, agache na posição do solo. Suba ainda fazendo o movimento de remada com os braços.

O ideal é que você faça esse movimento com a ajuda das articulações dos seus cotovelos e dos ombros.

6 – Treinamento funcional: Rosca no cinto suspenso

Ao fazer o exercício da Rosca no cinto suspenso, muito utilizado no treinamento funcional, você deverá manter-se em pé, com ombros flexionados a 90 graus e cotovelos bem estendidos.

Puxe a fita TRX levando as mãos na direção do rosto, ao passo em que flexiona os cotovelos e desloque o seu corpo para frente.

7 – Tríceps testa suspenso

Para fazer o exercício de Tríceps testa suspenso é necessário segurar a fita TRX, mantendo o corpo na posição diagonal e os braços estendidos sempre à frente.

Com o abdômen contraído, faça um movimento tanto de flexão, quanto de extensão do seu cotovelo, levando-o as suas mãos na direção da testa. Durante esse movimento, é necessário que o seu quadril acompanhe o resto de todo o seu corpo.

8 – Treinamento funcional: Glúteo deitado com uma perna

Outro exercício muito conhecido no treinamento funcional é o de Glúteo deitado com uma perna. Nele, você precisará deitar com a barriga para cima, logo, flexione uma das suas pernas e leve o seu joelho na direção do seu tórax.

Após isso, puxe o pé na direção do seu quadril do lado oposto. Mantenha essa posição no tempo indicado, deixando a sua perna mais esticada e reta possível.

9 – Swing com Kettlebell

Para fazer esse exercício, será necessário segurar o Kettlebell com as duas mãos e braços bem estendidos. Logo, é preciso que você balance o Kettlebell, levando-o até acima da sua cabeça.

Mantendo o movimento de balanço, desça-o até entre as suas pernas, fazendo isso de maneira rápida. Repita-o várias vezes durante a realização da sua série.  

10 – Treinamento funcional: Agachamento com o bosu invertido

Para fazer o Agachamento com bosu invertido no treinamento funcional os seus joelhos devem estar semi flexionados e suas mãos na cintura. Faça o agachamento levando suas mãos bem para frente, logo depois, suba lentamente para a sua posição inicial.

11 – Salto com as pernas afastadas (bosu):

Nesse exercício você deverá ficar de pé sobre o bosu, mantendo suas pernas e joelhos semi flexionados. Depois salte para fora do bosu, flexionando o quadril e os joelhos em um ângulo de até 90 graus.

A flexão dos seus joelhos é extremamente importante para que você consiga amortecer o impacto. Depois então volte, faça isso por meio de um salto para cima do bosu, estendendo tanto seu quadril quanto seus joelhos.

Depois de descobrir o que é o treinamento funcional e quais são os seus principais exercícios, o que acha de começar a treinar hoje mesmo?

O melhor é que por usar a força do seu próprio corpo, você pode realizar os exercícios em casa e de maneira dinâmica. Não perca essa oportunidade de praticar exercícios físicos.


Leia também:


Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp