24 de outubro de 2018

Iron Fight

Como a cafeína pode auxiliar no treino?

Ainda existem muitas dúvidas com relação ao uso adequado da cafeína. Apesar de ser altamente recomendada para quem pratica atividades físicas, são poucas pessoas que sabem o que ela é e como utilizá-la da maneira correta.

O resultado? Elas não só deixam de aproveitar todos os benefícios que essa substância é capaz de promover, como também prejudicam a sua saúde quando a consomem de maneira inadequada.

Para que isso não aconteça com você, ao longo deste post serão apresentadas informações cruciais sobre essa substância, isso inclui o que ela é e como utilizá-la da maneira correta para potencializar o seu treino. Confira:

 cafeína

Afinal, o que é a cafeína?

Apesar da cafeína poder ser extraída dos grãos de café, ela também pode ser elaborada em laboratórios. Ela pode ser encontrada em uma série de bebidas, tais como chás, cafés e até mesmo suplementos energéticos.

Diferente do que muitas pessoas acreditam, ela pode ser utilizada como estimulante, para aumentar a força e a resistência ao longo dos treinos.

Isso se deve ao seu poderoso efeito no organismo, em especial no que diz respeito a forma com que estimula o desempenho cognitivo. Ao ser consumida de maneira adequada, ela é capaz de promover uma série de benefícios para a saúde.

Ela pode prevenir o desenvolvimento de doenças como o mal de Alzheimer, a cirrose e até mesmo o câncer de fígado. Mas para isso é preciso aprender a consumir essa bebida da maneira correta.

Como consumir

É preciso ter em mente que a quantidade ideal que você deve consumir por dia varia de acordo com uma série de aspectos. É preciso levar cada um deles antes de começar a ingerir essa bebida da maneira correta.

Veja abaixo quais são as principais indicações de consumo das bebidas energéticas:

  • Quem nunca tomou esse tipo de bebida: Beba doses de 100mg
  • Quem deseja aumentar a queima de gordura: Beba doses de 200mg antes dos treinos
  • Quem deseja aumentar a sua força: Beba doses de 500mg antes dos treinos

Como tomar de acordo com o peso

De acordo com pesquisas realizadas na área, existe uma quantidade ideal de café que deve ser consumida. Ela é definida segundo o peso corporal de cada um, veja abaixo quais são essas indicações:

  • 240 a 360 mg para quem pesa 60 kg ou mais
  • 280 a 420 mg para quem pesa 70 kg ou mais
  • 340 a 510 mg para quem pesa 85 kg ou mais
  • 400 a 600 mg para quem pesa 100 kg ou mais

Esses valores podem ser utilizados tanto para quem deseja emagrecer, quanto para quem pretende potencializar o seu treino com o aumento da energia e força. Mas atenção! É preciso que você fique atento quanto ao uso das bebidas cafeinadas.

O nosso corpo tem a grande capacidade de se acostumar com esse tipo de estímulo, assim a dosagem que você consome pode perder o seu efeito em algum momento.

Para que serve a cafeína

Conforme citado anteriormente, a cafeína promove uma série de benefícios para o seu organismo. É exatamente por isso que ela pode ser utilizada para as seguintes finalidades:

 Emagrecimento

Isso mesmo, as bebidas cafeinadas também podem contribuir para o processo de emagrecimento. Por quê? Simples, elas possuem uma poderosa ação termogênica que acelera o metabolismo e a queima de gordura corporal.

 cafeína

Aumento da energia

Outra forma de utilizar esse tipo de bebida é para aumentar a energia, pois contribui para que você tenha mais disposição durante os treinos. Isso inclui correr, fazer levantamento de pesos e até mesmo nadar.

Acelera o ganho de massa

Sim, a cafeína também pode ajudar no aumento da massa muscular. Isso faz com que esse tipo de bebida seja uma excelente escolha para quem deseja acelerar o processo de hipertrofia.

Mas engana-se quem pensa que esses são os únicos benefícios que as bebidas termogênicas podem oferecer. Logo abaixo você poderá encontrar mais vantagens que você pode obter com o consumo regular dessa bebida.

Benefícios da cafeína

Os benefícios que o consumo da cafeína proporciona ao organismo, ainda é algo que tem sido amplamente investigado por pesquisas científicas em todo o mundo. Até agora, foram encontrados importantes resultados que comprovam as suas vantagens para o bom funcionamento do corpo e para a saúde:

Confira abaixo quais são os principais benefícios que a cafeína pode proporcionar para você:

  • Proporciona mais energia: As propriedades da cafeína afetam o sistema cognitivo e geram sensações de alerta e energia durante longos períodos de tempo
  • Queima gorduras: O consumo diário é capaz de promover o aumento do metabolismo e a queima de gorduras em até 10% em pessoas obesas e no máximo 29% em pessoas com baixo teor de gordura corporal
  • Potencializa o desempenho físico: Ela é responsável por liberar o hormônio da adrenalina no organismo, isso ajuda na obtenção de melhores resultados durante os exercícios
  • Diminui os riscos de diabetes tipo 2: Estudos comprovam que pessoas que consomem cafeína com regularidade têm menos chances de desenvolver diabetes do tipo 2, ao longo da vida
  • Combate a depressão: Pesquisas recentes revelaram que pessoas que bebem café diariamente, conseguem ter mais sensações de bem-estar e felicidade. Isso reduz o surgimento de doenças psicológicas como a depressão
  • Protege contra doenças mentais: O consumo diário de bebidas cafeinadas, podem ajudar no combate a doenças mentais como a de Alzheimer, Parkinson e demência. Principalmente durante o período da terceira idade
  • Evita a cirrose: a cafeína possui certas propriedades que auxiliam a fortalecer o fígado, principalmente contra o surgimento de doenças como a cirrose e o surgimento de cânceres

cafeína

Então, agora que você conhece o que é e como usar a cafeína para potencializar o seu treino o que acha de usá-la para melhorar os resultados dos seus treinos? Você poderá obter grandes benefícios desde o primeiro dia de consumo das bebidas cafeinadas.

Uma dica importante é seguir todas as indicações de consumo citadas ao longo deste post. Elas irão ajudar você a aproveitar todos os benefícios que ela pode oferecer, sem causar nenhum tipo de dano a sua saúde.

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