25 de outubro de 2018

Iron Fight

O que são os carboidratos e como usá-los para potencializar o treino

Fugir do consumo de carboidratos é o maior erro que um praticante de musculação pode cometer. Por quê? É simples, ele é o responsável por manter o seu nível de energia alto durante todo o treino. Sem ele, você não poderá alcançar uma boa performance, muito menos alcançar os seus objetivos.

Assim, para evitar que isso aconteça é crucial que esse tipo de macronutriente seja inserido na sua alimentação. Mas não de qualquer forma, é preciso seguir algumas regras para evitar que os seus resultados sejam prejudicados e o seu treino seja potencializado.

Nesse sentido, ao longo deste post serão apresentadas informações importantes sobre o que é e como você deve usar esse tipo de suplemento na sua dieta. Confira e garanta um elevado nível de energia durante todo o seu treino:

 

1 – O que são carboidratos?

Os carboidratos são macronutrientes indispensáveis para garantir o bom funcionamento do organismo, exercendo um papel crucial na dieta dos praticantes de musculação. O principal motivo é que ele consegue fornecer a energia que o corpo precisa para executar bem os exercícios físicos.

As moléculas de carboidrato são compostas a partir da combinação de átomos de hidrogênio, oxigênio e carbono e estão presentes em alimentos como os vegetais, as frutas, as raízes e os suplementos.

Esses nutrientes também podem ser classificados como simples ou complexos. Sendo que os primeiros são aqueles que consegue ser digeridos e absorvidos pelo organismo de forma rápida.

Enquanto que os últimos, passam por esse processo de forma mais lenta, mas proporcionam uma sensação de saciedade, por um período de tempo maior.

O que são os carboidratos

2 – Quais os tipos de carboidratos são mais indicados

Agora que você descobriu o que são os carboidratos, chegou o momento de descobrir qual tipo de carboidrato é o mais indicado para os praticantes de musculação.

De maneira geral, os carboidratos complexos são ideais para serem consumidos ao longo do dia. Em contrapartida, os carboidratos simples são ideais como pós-treino.

Ambos tipos de carboidratos podem ser encontrados em alimentos e suplementos como:

 

  • Waxy Maize
  • Maltodextrina
  • Dextrose
  • Palatinose
  • Batata-doce em pó
  • Ribose

 

É importante destacar que esse tipo de macronutriente pode ser encontrado em suplementos de maneira mais isolada ou compostos de outros tipos de nutrientes.

Ambos são altamente eficazes para aumentar a energia e melhorar o seu desempenho durante os treinos.

Ainda mais quando ingeridos juntamente com uma alimentação balanceada e com a prática regular de atividades físicas.

3 –  Principal ação dos carboidratos para os atletas

Conforme citado acima, a principal função desse tipo de macronutriente é promover o aumento da energia dos praticantes de atividades físicas, sobretudo de musculação.

Isso ocorre por que esse tipo de suplemento consegue repor todo o estoque de energia que é utilizado nos treinos. Assim, a fadiga tão característica de quem faz treinos mais prolongados e de alta intensidade deixa de estar presente.

O resultado? Você consegue melhorar de maneira significativa o seu desempenho durante os treinos e a exercitar de maneira mais intensa os músculos.

É por isso que ele se torna tão importante para a maioria dos atletas que desejam obter melhores resultados durante e depois dos treinos.

Vale a pena destacar, que o consumo adequado de carboidratos também é indispensável para aquelas pessoas que tem como objetivo alcançar a hipertrofia muscular.

O principal motivo está relacionado com o fato de que o organismo precisa de muita energia, para conseguir alcançar o ponto de desgaste total do músculo. E isso torna-se possível com a demanda energética que o carboidrato é capaz de gerar no corpo.

Contudo, para alcançar o melhor desempenho nos treinos é necessário que você consuma uma fonte de carboidrato em momentos e quantidades estratégicas do seu treino. Confira abaixo mais informações sobre esse tema.

O que são os carboidratos

4 – Como usar os suplementos de carboidrato

De acordo com pesquisas realizadas na área pela American College Sports Medicine, a definição da quantidade ideal de carboidratos que uma pessoa deve consumir durante o dia depende em grande parte, do objetivo que ela deseja alcançar.

O que isso significa? Que aquelas pessoas que desejam aumentar a massa muscular, por exemplo, devem ingerir de 6 a 10g desse macronutriente ao longo do dia para obter os resultados que espera.

Além disso, é indicado que aquela fonte de carboidrato complexo seja inserida na sua dieta ao longo do dia. Em contrapartida, o carboidrato simples deve ser consumido sempre na refeição anterior a prática de atividades físicas.

Ao fazer isso, você poderá sentir um aumento considerável da sua disposição ao longo dos treinos. Sobretudo por que os seus níveis de glicose estarão mais altos, devido a fonte de carboidrato simples, ou seja, do arroz branco ou pão que foi ingerido antes do treino.

 

5 – O melhor momento de consumir carboidrato

Devido a importância desse nutriente, os especialistas recomendam o seu consumo durante todas as refeições do dia. Nesse sentido, busque incluir uma variedade de fontes de carboidratos na sua dieta.

Contudo, uma maior quantidade deve ser consumida nas refeições que antecedem o treino. Assim, o seu organismo poderá obter a fonte de energia que ele necessita para realizar bem todos os exercícios físicos e conseguir excelentes resultados.

Mas sempre é recomendado que você consulte um profissional para que ele te oriente sobre os momentos estratégicos de consumo de carboidrato, de acordo com os objetivos do seu treino.

 

 

Ao longo do post você não só conheceu o que são os carboidratos, como também descobriu qual a melhor maneira de consumir esse macronutriente para ter mais energia durante os seus treinos e melhorar os resultados alcançados por meio deles.

Então, o que acha de começar a investir no uso de suplementos que contém esse tipo de substância e potencializar o seu treino? Eles irão assegurar que você consiga manter um alto desempenho, mesmo naquelas sessões de musculação mais intensas e exaustivas.

Não perca essa oportunidade de alcançar os seus objetivos de uma maneira mais rápida, prática e eficaz. Você poderá observar grandes mudanças desde os primeiros dias de uso de suplementos ricos nesse macronutriente.

Confira também:

Quando devo tomar creatina?

O que é ZMA?

Como o termogênico me ajuda no treino?

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp