24 de outubro de 2018

Iron Fight

Quais são os benefícios do whey concentrado?

O Whey Concentrado é considerado a versão do suplemento mais utilizado entre os praticantes de musculação e fisiculturistas. Isso se deve, em especial, ao fato de que ele possui uma rápida absorção no organismo e promove efeitos em um tempo menor do que as demais proteínas.

Além disso, ele ainda possui uma elevada concentração de aminoácidos, algo de suma importância para quem deseja melhorar os efeitos da hipertrofia. Contudo, para que isso aconteça é necessário que ela seja consumida da maneira adequada.

Pensando nisso, ao longo deste post serão apresentadas informações relevantes sobre o que é e como esse suplemento deve ser usado. Assim, você poderá obter todas as vantagens que ele oferece de uma maneira rápida e prática. Confira:

 

O que é Whey Concentrado?

Basicamente, o Whey Concentrado é um tipo de Whey Protein elaborado a base da fabricação do queijo. Isso mesmo, a base da sua composição é o líquido excedente do leite que foi coalhado e que não seria usado pela indústria após o processo de produção desse alimento.

O principal motivo para usar esse líquido, está relacionado com o fato dele conter uma grande quantidade de aminoácidos essenciais. Quando eles são absorvidos pelo organismo, estimulam a síntese proteica e o processo de hipertrofia muscular de uma maneira mais eficaz.

Vale a pena destacar, que o Whey Protein Concentrado é submetido a um processo de filtragem, que remove as impurezas e o excesso de nutrientes indesejados, tais como a lactose, os carboidratos e as gorduras. Devido a isso, é possível obter uma versão mais concentrada do Whey Protein normal.

Normalmente, ele contém cerca de 80% de proteína de elevado valor biológico. Responsável por oferecer ao organismo aminoácidos importantes, como a leucina, que por ser de fácil absorção, atua na construção do tecido muscular e potencializa o estado de hipertrofia.

Por essa razão, esse tipo de Whey é o preferido daqueles adeptos da musculação que desejam ter resultados rápidos e de uma forma duradoura.

 benefícios do whey concentrado

Como usar esse tipo de Whey

O consumo desse suplemento é um tema que gera bastante dúvida, mas acredite é bastante simples. De modo geral, os especialistas recomendam que ele deve ser ingerido tanto no período de pré-treino, quanto no pós-treino.

Veja bem, antes do treino o Whey Concentrado irá ajudar o seu corpo a não entrar em estado de catabolismo muscular, enquanto você realiza a atividade física. Por outro lado, o seu efeito após o treino é excelente para potencializar a recuperação do músculo e estimular o processo de anabolismo.

Em pouco tempo de consumo, o organismo começa a absorver os aminoácidos do suplemento dentro da corrente sanguínea. Como consequência, é possível aproveitar todos os benefícios que esse tipo de Whey oferece, ainda durante os treinos, o que sem dúvida potencializa os resultados dos treinos.

Qual a dosagem ideal?

A dosagem ideal desse tipo de Whey pode variar de acordo com a intensidade da prática de exercícios físicos de cada pessoa, assim como os seus objetivos. De modo geral, os especialistas recomendam a seguinte dosagem:

  • Pessoas sedentárias: Devem consumir apenas 0,8 gramas para cada quilo
  • Pessoas que praticam exercícios por no máximo 6 vezes por semana, durante o período de 1 hora: Podem ingerir entre 1,2 gramas a 1,4 gramas para cada quilo
  • Pessoas que praticam exercícios por no máximo 6 vezes por semana, acima do período de 1 hora: Podem ingerir 1,6 gramas para cada quilo
  • Praticantes de atividade física intensa: Podem consumir mais 1,8 gramas para cada quilo

Mas atenção! É importante você seguir as recomendações de uso do fabricante ou do seu nutricionista. Ademais, é indicado que você consuma o Whey com outra fonte de carboidrato.

Pois, dessa forma você consegue evitar que o suplemento seja usado como principal fonte de energia do seu corpo. Assim como, consegue aproveitar melhor os picos de insulina que são gerados pela ingestão dos carboidratos.

benefícios do whey concentrado

Qual é o melhor: Whey isolado ou concentrado?

A principal diferença entre os dois suplementos é que o seu processo de filtragem e a concentração de proteínas de cada um deles. Durante a elaboração do concentrado é realizada a remoção do excesso de impurezas do leite, isso faz com que a sua concentração de proteínas seja maior.

Em contrapartida, o Whey isolado passa por um processo de filtragem mais rigoroso. Nele, são removidos todos os nutrientes que não são interessantes para o processo de crescimento muscular, assim o suplemento fica mais puro que o anterior.

Mas atenção! Apesar dessa diferença, o concentrado ainda continua tendo uma quantidade considerável de proteína de altíssima qualidade o que beneficia a todas as pessoas que desejam aumentar a sua massa muscular. Além disso, por ter um processo de filtragem mais simples, ele se torna mais barato que o anterior.

O Whey isolado só se torna melhor para aquelas pessoas que sofrem com problemas de intolerância a lactose, pois não possui essa propriedade na sua composição. Assim, não causa nenhum tipo de reação negativa no organismo, como a disfunção gastrointestinal e problemas na digestão dos alimentos.

Afinal, Whey concentrado engorda?

Essa é uma das principais dúvidas de quem deseja utilizar o Whey concentrado para ganhar massa muscular. Sobretudo ao descobrirem quando descobrem que ele possui uma quantidade de carboidratos e de gorduras na sua composição.

Mas isso não passa de um grande mito. Apesar de ser uma versão menos pura, ele ainda possui quantidades consideráveis de proteína, o que auxilia no processo de crescimento muscular e não engorda.

Então, agora que você conhece tudo sobre o Whey concentrado, o que acha de utilizá-lo para potencializar o seu treino de musculação? Ao ser associada a prática de atividades físicas e a uma alimentação bem balanceada, é capaz de promover resultados surpreendentes em um curto período de tempo.

Caso tenha alguma dúvida sobre a sua utilização e como inseri-la na sua dieta, não deixe de consultar um especialista. Ele irá indicar de que maneira você poderá usar esse produto para atingir os resultados que você deseja.

Você gostou deste conteúdo? Leia também outros assuntos relacionados:

Tudo o que você precisa saber sobre whey protein

O que são os hipercalóricos?

Whey Isolado, o que é e como usar?

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp