30 de outubro de 2018

Iron Fight

Agachamento: Como fazer corretamente? Quais benefícios?

O agachamento é um exercício fundamental em qualquer treino, sobretudo para quem deseja tonificar e definir os músculos da região posterior das coxas e músculos. No entanto, para obter bons resultados é necessário executá-lo da maneira correta.

Caso contrário, você não poderá aproveitar todos os benefícios que esse tipo de exercício pode oferecer. Diante disso, ao longo deste post você poderá não só descobrir como executá-lo da maneira correta, como também todos os músculos que serão trabalhados por ele.

Assim, ao terminar a leitura, você poderá realizar esse exercício sem correr o risco de sofrer lesões e obter resultados de alta qualidade. Confira:

1 – Agachamento: Como executar corretamente

Executar corretamente o agachamento é crucial para obter bons resultados com esse tipo de exercício. Além disso, essa é a melhor maneira de evitar possíveis lesões, veja como realizá-lo:

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Coloque a barra sobre o seu trapézio e mantenha os seus pés alinhados com a largura dos ombros. Depois disso, agache lentamente direcionando o seu quadril para trás até que ele ultrapasse a linha do seu joelho.

Em seguida, levante até atingir a posição inicial e repita o movimento de acordo com as indicações do treino. Essa é a maneira mais simples e eficaz de reproduzir o exercício e obter bons resultados com isso.

2 – Músculos trabalhados com o exercício

Diferente do que muitas pessoas pensam, a realização desse tipo de exercício não só contribui para o aumento da massa muscular, como também para a melhora da coordenação motora.

Além disso, esse exercício ainda trabalha uma série de músculos dos membros inferiores. Veja abaixo quais são eles:

  • Quadríceps
  • Região posterior das pernas
  • Glúteos

Mas isso não é tudo, ao serem realizados da maneira correta, os agachamentos ainda contribuem para definir os músculos de todo o corpo. Tudo isso graças a barra que é usada para reproduzir o exercício.

3 – Benefícios do agachamento

O agachamento é um dos exercícios mais conhecidos que existem na musculação. O motivo disso é que ele promove resultados rápidos e eficazes, quando realizado de maneira correta.

Além disso, ele ainda é capaz de promover uma série de outros benefícios para quem o incorpora nos seus treinos. Veja abaixo quais são eles:

Aumenta a massa muscular

Esse é sem dúvida um dos principais benefícios oferecidos por esse tipo de exercício físico. Ao ser realizado com frequência, ele é capaz de não só aumentar a massa muscular, como também a força dos membros inferiores.

Isso só é possível porque o exercício trabalha de maneira ativa todos os grupos musculares desta região do corpo. Consequentemente, eles irão começar a crescer e ficar mais fortes.

O agachamento é altamente eficiente

Isso mesmo, o agachamento é considerado um exercício altamente eficiente. Por quê? Ele não só trabalha com os músculos dos membros inferiores, como também contribui para o aumento da força e definição dos músculos da região do abdômen e dos braços.

Como você movimenta vários grupos musculares, é possível obter resultados significativos em um curto período de tempo. É exatamente isso que faz com que você seja capaz de levantar cada vez mais peso com mais facilidade.

Altamente funcional

Outro grande benefício desse tipo de exercício diz respeito ao fato dele ser altamente funcional. Afinal, ao aprender a reproduzi-lo de maneira correta e fortalecer os músculos inferiores, você poderá fazer diversas atividades diárias com maior facilidade.

Uma prova disso é quando você precisa agachar para mover um móvel do lugar e realiza esse movimento com maior facilidade. Esse é um exemplo simples de que o exercício é funcional e pode ser levado para fora da academia.

Agachamento reduz os riscos de lesões

É comum que as pessoas pensem que o agachamento provoca lesões tanto nos joelhos quanto na lombar. O que elas não sabem é que quando ele é realizado de maneira correta, contribui para o fortalecimento dessas áreas e ainda evita que elas sofram algum tipo de problema.

Isso ocorre pelo simples fato de que ao incorporar esse exercício nos seus treinos, você estará estimulando os tendões, ligamentos e os músculos dessas áreas do corpo. Uma vez fortalecidos, você diminui consideravelmente as chances de sofrer lesões de qualquer tipo, dentro ou fora da academia.

Então, agora que você descobriu como fazer o agachamento de maneira correta, quais são os músculos trabalhados e os benefícios da prática regular dessa atividade, o que acha de incluí-lo nos seus treinos?

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É possível obter resultados de qualidade em pouquíssimo tempo, sobretudo quando você associa a realização dessa atividade física com uma alimentação saudável.

Como pode ser observado ao longo do post, essa é a melhor maneira de conseguir definir os músculos dos membros inferiores, sobretudo a região posterior das pernas e os glúteos.

Não deixe de aproveitar todos os benefícios que esse tipo de exercício pode oferecer para você.

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