29 de outubro de 2018

Iron Fight

O que é Calistenia? Melhores exercícios de Calistenia

A Calistenia é um dos treinos que ganha cada vez mais adeptos. O motivo? Os resultados que ela promove em um curto espaço de tempo e com exercícios físicos que podem ser realizados em qualquer lugar.

Isso mesmo, por meio dele você não precisa ficar preso em uma academia fazendo exercícios físicos monótonos em máquinas. Afinal, a sua principal característica é que você só precisa usar a força do seu próprio corpo para alcançar os seus objetivos.

Quer saber mais sobre esse tipo de treino? Continue lendo este post e descubra o que ele é, quais os seus benefícios e os principais exercícios que o compõe. Confira:


Leia também: Como trincar o seu abdômen


O que é calistenia?

A Calistenia é uma modalidade de treino baseado apenas em movimentos livres, no qual é necessário usar apenas o peso do próprio corpo. Apesar de ter se popularizado nos últimos tempos, esse treino tem sido realizado há muito tempo por quem deseja obter o corpo perfeito.

Benefícios do treino de calistenia

Agora que você conhece o que é esse tipo de treino, chegou o momento de descobrir quais são os seus principais benefícios. Está preparado? Veja abaixo quais são eles:


pré workout calistenia

Sem academia

Um dos principais benefícios desse tipo de treino diz respeito ao fato de que você não precisa se dirigir à uma academia para obter bons resultados. Afinal, ele só requer o uso de equipamentos mínimos, como halteres e anilhas.

Diante disso, você pode praticar atividades físicas onde e quando quiser. Isso representa uma grande vantagem para quem não gosta de passar horas dentro da academia.

Resistência e força muscular

Quando você faz exercícios usando a força do seu próprio corpo, consegue obter um condicionamento físico mais definido e resistente a qualquer tipo de lesão.

Esses benefícios, permitem que você consiga fazer os movimentos com precisão e obtenha resultados em um curto período de tempo. Não é a toa, que tem ganhado tantos adeptos em todo o mundo.

Treino mais dinâmico

Ficar preso na academia durante horas não é uma atividade muito atraente para muitas pessoas, sobretudo para aquelas que detestam fazer musculação. Nesses casos, a melhor saída é investir em um treino mais dinâmico como o proposto pela Calistenia.

Afinal, por meio dela você poderá praticar exercícios físicos dos mais diversos tipos em qualquer lugar. Isso permite que você elabore o seu próprio treino e o deixe mais dinâmico e eficaz.

Principais exercícios de calistenia

Essa modalidade de treino é conhecida por ter uma grande variedade de exercícios. Todos eles podem ser realizados com a força do próprio corpo e em qualquer lugar, sem a necessidade de ir para academia malhar. Confira quais são os principais exercícios:

Flexões de braço

Esse exercício é uma excelente alternativa para trabalhar os músculos do peitoral, deltoides e dos tríceps. Por meio dele, é possível aumentar a força dos membros superiores sem utilizar nenhum tipo de equipamento.

Paralelas

As paralelas são exercícios ideais para tonificar e fortalecer toda a região dos tríceps, assim como os deltroides e o peitoral. Tudo isso irá depender do movimento que você realiza durante o seu treino.

Barra-fixa

A barra-fixa é um dos principais exercícios desse tipo de treino, uma prova disso é que ele está presente na maioria das sessões de Calistenia. Com ele, é possível trabalhar toda a musculatura das costas e bíceps.

Agachamento

O agachamento é um dos exercícios obrigatórios em qualquer treino de Calistenia. O principal motivo é que investir em movimentos para a região inferior do corpo, ajuda manter um condicionamento físico mais harmonioso e definido.

Abdominais

Os abdominais irão ajudar você a conquistar uma barriga lisinha e definida que tanto deseja. Ademais, com a prática deles você fortalece a região do core e evita o surgimento de lesões.

Como montar um treino de calistenia 

Conseguir montar um treino de calistenia é mais simples do que você imagina. Tudo o que você precisa fazer é combinar os principais exercícios com as repetições ideais. Não sabe por onde começar?

Então confira abaixo uma sessão de treino ideal para quem está iniciando nessa modalidade.

  • 25 repetições de flexões de braço
  • 15 repetições de paralelas
  • 100 repetições de agachamento livre
  • 15 barras com pegada supinada ou pronada
  • 50 elevações de pernas suspenso na barra

Para obter excelentes resultados é recomendado, que você invista na intensidade dos exercícios e na agilidade em executá-lo. Também é importante que você descanse entre a prática de um movimento e outro, isso aumenta o desempenho.


iso protein defintion calistenia

Ao longo do post você pode obter informações relevantes sobre o que é o treino de Calistenia, assim como quais são seus principais exercícios e como utilizá-los para conquistar o corpo perfeito.

O melhor de tudo é que você pode executá-lo sempre e quando você quiser, sem precisar ficar preso a academias ou exercícios monótonos

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp