6 de dezembro de 2018

Iron Fight

Corrida: Dicas e 8 benefícios da corrida

Você conhece quais são os benefícios da corrida? Sabemos que no geral essa é uma modalidade bem simples. Afinal, basta apenas colocar uma roupa mais confortável, um tênis que também deve ser confortável e por fim basta arriscar os primeiros passos para começar sua corrida.

O fato é que a cada dia que passa a corrida está se tornando extremamente popular para aquelas pessoas que desejam ter uma vida saudável e ficar em dia com sua autoestima.

A corrida oferece diversos benefícios aos seus praticantes, esses benefícios podem ser tanto físicos quanto mentais basta que os mesmos estejam dispostos a seguir adiante.  São diversos os benefícios que a corrida oferece, e aqui iremos falar um pouco mais detalhadamente sobre cada um deles.

Quais são os benefícios da corrida?

Na realidade, aqui iremos falar sobre os 8 benefícios da corrida, esses benefícios que alguns já sabem, outros nem imaginam.  Enfim são benefícios capazes de ajudar com que as pessoas se mantenham com saúde e sobretudo com o corpo mais equilibrado fisicamente.

É importante entender que os benefícios oriundos da corrida são vários e por diversas partes de nosso corpo e organismo. Entre os benefícios temos:

Correr te ajuda a emagrecer

Uma das perguntas mais feitas é essa: correr realmente emagrece? A resposta é sim. Isso ocorre justamente porque a corrida na realidade é um esporte onde de fato temos que movimentar todo nosso corpo.

Os movimentos ocorrem ainda através de sucessivos saltos que servem para nos ajudar a deslocar, sendo assim acabamos recrutando muitos músculos. Ao fazermos isso acabamos então gerando um gasto calórico muito grande.

Além disso, sabidamente a corrida realmente é um esporte que é predominantemente aeróbico, o que sabemos ser responsável por uma grande queima de calorias. Sendo assim, a pessoa que corre realmente emagrece!

Corrida

Fortalece nosso coração

Na realidade, o que acontece aqui é que um dos benefícios da corrida, é a de que a longo prazo ela melhora e aumenta a eficiência do fluxo sanguíneo para o nosso coração.

Além disso, claramente há um aumento da massa muscular cardíaca, e um aumento do ventrículo esquerdo. Como se não bastasse a corrida ainda é capaz de causar um aumento e melhora ainda a eficiência das mitocôndrias.

Dessa forma, acaba melhorando tanto a entrada quanto a saída de nosso sangue para o sistema pulmonar e circulatório.

Sendo assim, falando em outras palavras mais simples: nosso coração fica mais forte e fica também mais resistente, principalmente diante de todo o trabalho que ocorre em exercício e também em repouso.

Lembrando ainda que alguns exercícios aeróbicos assim como a corrida, exercitam ainda nosso coração afinal o mesmo realmente é um músculo. Esse exercício é o famoso “cardio” ou cardiovascular, ao ser exercitado nosso coração é capaz de aumentar nosso fluxo sanguíneo, para nosso corpo inteiro.

Corrida beneficia o funcionamento cerebral

Saiba que a corrida é capaz de melhorar nossa oxigenação, além de ajudar nos estímulos entre nossas células nervosas e entre a condução neuromuscular, esses são apenas alguns dos benefícios de praticar a corrida.

Algumas doenças tais como a demência, a esclerose múltipla e também o Alzheimer realmente acabam sendo beneficiadas com esse treinamento. Isso ocorre de maneira muito participativa principalmente no que se refere ao tratamento clínico do exercício de forma não medicamentosa.

Além disso, a própria corrida também é capaz de promover um grande aumento de fluxo de sangue que ocorre ao lóbulo frontal. Sendo que essa área é realmente associada tanto à concentração quanto no foco.

São eles quem controlam tanto a tomada de decisão quanto a maneira como acabamos gerenciando nosso tempo.

Aumenta a sensação de bem-estar

O fato é que ao corrermos conseguimos produzir a endorfina que é uma substância produzida pelo nosso cérebro e que é capaz de ajudar na dor e no estresse. Isso é capaz de melhorar nosso bem-estar e nosso humor. Sem dúvida, é um dos maiores benefícios da corrida para a saúde mental.

Fortalecimento dos ossos

Na realidade, por se tratar de uma atividade capaz de gerar impacto, em nossos ossos e até mesmo em nossas articulações, sabidamente essa atividade é capaz de melhorar nossa massa óssea. Sendo assim, consequentemente, ocorre então uma melhora no fortalecimento dos nossos ossos.

Além disso, a prática da corrida pode ser ainda mais importante tanto para crianças, quanto para os adolescentes, e por fim dos adultos, quer sejam homens ou até mesmo mulheres.

Porém, o efeito é melhor ainda para as mulheres, justamente porque as mulheres no período da pós menopausa acabam ficando com um déficit ou até mesmo debilidade nos ossos.

Tonificação muscular

Esse é um dos maiores benefícios da corrida, através dessa modalidade é possível fortalecer não só nossas pernas e glúteos, como também nossos braços e o core (centro do corpo).

A corrida então acaba proporcionando mais resistência, além de queimar as nossas gorduras e ainda auxilia no processo de emagrecimento e para finalizar ajuda na definição muscular.

Corrida melhora pressão arterial

A corrida é capaz de melhorar nossa pressão arterial, além disso é capaz de ajudar e muito na diminuição de nosso colesterol tanto o colesterol bom quanto o ruim. Os reguladores de pressão arterial são realmente otimizados com as corridas diárias.

Melhora a qualidade do sono

Nosso gasto calórico é enorme nas corridas, sendo assim esse é um fator que é capaz de nos ajudar a ter noites de sonos bem melhores, isso acontece porque nosso corpo tende a ficar muito cansado.

Esse é um dos benefícios da corrida que favorece quem tem problemas do sono, ou até mesmo depressão.

Como começar a correr?

O ideal é que a pessoa já pratique alguma atividade física antes de começar a praticar treinamentos de corrida, pois assim já existe uma resistência maior.

Também é preciso ter disposição e vontade, após adquirir esses itens você deve procurar fazer um percurso que não provoque lesões ou machuque seus pés e seus joelhos. Tomar cuidado com as lesões é muito importante.

Comece aos poucos, vá treinando devagar até ir aumentando seu limite.

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