22 de outubro de 2018

Iron Fight

O guia definitivamente completo da musculação feminina

Ainda existem muitas dúvidas quanto ao treino de musculação feminina, sobretudo no que diz respeito aos melhores exercícios, períodos ideais de descanso, dentre outras.

O problema é que ao não esclarecer esse tipo de dúvidas, os seus resultados com os treinos são gravemente afetados. Ainda mais porque eles são realizados de maneira errada, provocam lesões e até outros danos a sua saúde.

Para evitar que isso aconteça com você, ao longo deste post você irá conhecer o guia definitivamente completo da musculação feminina, que responde às principais dúvidas relacionadas aos treinos. Confira:

Objetivos do treino de musculação feminina

Antes de começar seu treino é necessário conhecer quais objetivos você deseja conquistar. Assim, você pode querer ter um corpo com músculos tonificado, ou ir além e alcançar a hipertrofia muscular, por exemplo.

De qualquer maneira, definir esse objetivo é importante. É a partir dele que o profissional consegue elaborar o treino específico para as suas necessidades.

Além disso, é possível estipular um plano alimentar que se adeque ao seu treino, o que sem dúvida, potencializa o surgimento dos resultados da musculação.

Importância dos treinos aeróbicos para a musculação feminina

Um erro muito comum, cometido pelas mulheres ao começar o treino de musculação, é abandonar os exercícios cardiovasculares. Especialistas recomendam a prática de ambos os treinos, porque são excelentes para alcançar resultados físicos, tais como:

  • Melhora do funcionamento do organismo
  • Redução do percentual de gordura
  • Redução dos inchaços corporais

Mas cuidado! Os exercícios cardiovasculares devem ser realizados em um período diferenciado. Nunca após o final do treino de musculação.

O principal motivo disso, é que nesse período os músculos devem descansar para terem uma boa recuperação, e fazer exercícios aeróbicos em seguida atrapalha esse processo.

Períodos de treino

Você sabe quanto tempo precisa durar o seu treino? De acordo com especialistas, uma sessão de exercícios não precisa se estender por mais de uma hora. Com esse tempo é possível fazer um treino de qualidade, eficiente e sem exageros.

É preciso ter em mente que apesar da necessidade de estimular os músculos, é imprescindível respeitar os limites do seu corpo e não exigir demais da musculatura que foi trabalhada. Afinal, isso pode causar sérios danos a sua saúde.

O recomendado é que você não treine o mesmo grupo muscular duas vezes consecutivas na semana e descanse completamente por pelo menos um dia.

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Descanso dos treinos de musculação

Conforme citado acima, o descanso é fundamental para quem deseja obter os melhores resultados no que diz respeito a crescimento muscular.

A maioria dos especialistas afirmam que o ideal é descansar bem a musculatura, e parar apenas uma vez por semana, promove um ganho de massa impressionante.

Ainda mais se você tiver uma programação de treino bem estruturada, com o trabalho de grupos musculares específicos de maneira intervalada.

Como isso acontece? É simples, se você costuma fazer exercícios para os membros inferiores em dias de segunda-feira, é recomendável repetir a série apenas na quarta ou quinta-feira.

Isso permite que os seus músculos descansem e se recuperem devidamente das microlesões que sofreram durante os treinos.

Invista no Treino ABC

O Treino ABC também faz parte da musculação feminina, ele consiste basicamente na divisão dos exercícios físicos, por grupos musculares em dias pré-estabelecidos.

Isso ajuda na definição corporal de maneira mais eficaz, com treinos concentrados e respeitando os períodos de descanso que o músculo necessita para se recuperar.

Um exemplo de Treino ABC para mulheres é o seguinte:

  • Treino A: Exercícios para as pernas (segundas e quintas – feiras)
  • Treino B: Exercícios para o peitoral, ombros e tríceps ( terças e sextas – feiras)
  • Treino C: Exercícios para a dorsal, bíceps e abdômen ( quartas-feiras e sábados)

Exercícios indicados para musculação feminina

Alguns exercícios de treinos de musculação femininos não devem faltar para quem deseja ganhar massa muscular e definir o corpo. De acordo com especialistas, são ideais para trabalhar os mais diversos grupos musculares de maneira eficaz. Veja abaixo quais são:

  • Agachamento
  • Elevação pélvica
  • Abdução de coxas
  • Abdominais
  • Flexão de pernas
  • Rosca direta
  • Elevação lateral

Cada um desses exercícios possui uma função específica, que não pode ser ignorada. Por exemplo, os agachamentos são amplamente recomendados para quem deseja fortalecer a região posterior das coxas e os glúteos.

O ideal é que cada um deles seja indicado pelo profissional capacitado. Afinal, apenas ele está apto para elaborar um programa de treinos que atenda a todas as suas necessidades. Além de fazer com que o seu objetivo seja alcançado de uma maneira rápida e eficaz.

Essa é sem dúvida a chave para o sucesso de um treino de musculação feminina bem estruturado. Com ele, você não irá perder tempo com atividades que não contribuem para o crescimento da massa muscular ou sofrer lesões.

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Após a leitura deste guia você está apta a treinar de uma maneira mais eficaz, que garantirá resultados mais rápidos do que você imagina! 

Além de todas as dicas que você viu aqui, outro segredo para ter um treino de musculação feminina de qualidade é buscar acompanhamento profissional de qualidade.

Por essa razão, se você deseja conquistar um corpo mais tonificado e definido com a musculação, não hesite em conversar com o seu personal trainer ou com o instrutor da academia. Ele irá desenvolver o plano ideal e personalizado, de acordo com as suas reais necessidades e objetivos.

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