28 de abril de 2021

Iron Fight

Agachamento: Como fazer corretamente? Quais benefícios?

O agachamento é um exercício fundamental para quem deseja tonificar e definir os músculos das coxas e glúteos.

Mas, para alcançar resultados satisfatórios é necessário executá-lo da maneira correta.

Caso contrário, você não aproveitará todos os benefícios que esse exercício pode lhe oferecer. Ao longo deste post você descobrirá como executá-lo da maneira correta, e quais os músculos que são trabalhados por ele.

Ao final dessa leitura, você vai realizar esse exercício com facilidade, sem correr o risco de sofrer lesões e obter resultados de alta qualidade. Vamos lá:

Como executar o agachamento corretamente

Inicialmente, coloque a barra sobre o seu trapézio e mantenha os seus pés alinhados com a largura dos ombros. Depois disso, agache lentamente direcionando o seu quadril para trás até que ele ultrapasse a linha do seu joelho.

Após descer, levante-se até a posição inicial e repita o movimento, quantas vezes pedir o treino. Essa é a maneira mais simples e eficaz de reproduzir o exercício e obter bons resultados com isso.

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Músculos trabalhados com o exercício

Diferente do que muitas pessoas pensam, a realização desse tipo de exercício não só contribui para o aumento da massa muscular, como também para a melhora da coordenação motora.

Além do mais, esse exercício trabalha uma série de músculos dos membros inferiores. Veja abaixo quais são eles:

  • Quadríceps
  • Região posterior das pernas
  • Glúteos

Como você pode ver, ao realizar corretamente o agachamento, contribui para definir os músculos do corpo todo.

Benefícios do agachamento

O agachamento é um dos exercícios mais conhecidos que existem na musculação. O motivo disso é que ele promove resultados rápidos e eficazes. Além do mais, os benefícios promovidos por ele são muitos. Veja abaixo quais são eles:

Aumenta a massa muscular

Um dos principais benefícios oferecidos por esse tipo de exercício físico. Ao ser realizado com frequência, ele é capaz de aumentar a massa muscular e a força dos membros inferiores.

Isso é possível porque o exercício trabalha de maneira ativa todos os grupos musculares desta região do corpo. Consequentemente, eles irão crescer e ficar cada vez mais fortes.

O agachamento é eficiente

Isso mesmo, o agachamento é considerado um exercício altamente eficiente. Por quê? Ele não só trabalha com os músculos dos membros inferiores, como também contribui para o aumento da força e definição dos músculos da região do abdômen e dos braços.

Como você movimenta vários grupos musculares, é possível obter resultados significativos em um curto período de tempo. É exatamente isso que faz com que você seja capaz de levantar cada vez mais peso com mais facilidade.

Altamente funcional

Outro grande benefício desse tipo de exercício diz respeito ao fato dele ser altamente funcional, ao aprender a reproduzi-lo de maneira correta você vai fortalecer os músculos inferiores e poderá fazer diversas atividades diárias com maior facilidade.

Uma prova disso é quando você precisa agachar para mover um móvel do lugar e realiza esse movimento com maior facilidade. Esse é um exemplo simples de que o exercício é funcional e pode ser levado para fora da academia.

Agachamento reduz os riscos de lesões

É comum que as pessoas pensem que o agachamento provoca lesões tanto nos joelhos quanto na lombar. O que elas não sabem é que quando ele é realizado de maneira correta, contribui para o fortalecimento dessas áreas e ainda evita que elas sofram algum tipo de problema.

Isso ocorre pelo simples fato de que ao incorporar esse exercício nos seus treinos, você estará estimulando os tendões, ligamentos e os músculos dessas áreas do corpo. Uma vez fortalecidos, você diminui consideravelmente as chances de sofrer lesões de qualquer tipo, dentro ou fora da academia.

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Agora que você descobriu como fazer o agachamento de maneira correta, quais são os músculos trabalhados e os benefícios da prática regular dessa atividade, o que acha de incluí-lo nos seus treinos?

E para obter resultados de qualidade em pouquíssimo tempo, você pode associar essa atividade física com uma alimentação saudável.

Como pode ser observado ao longo do post, essa é a melhor maneira de conseguir definir os músculos da região posterior das pernas e os glúteos.

Não deixe de aproveitar todos os benefícios que esse tipo de exercício pode te oferecer.

Leia também outros posts com dicas de treinos:

Glúteos – Como malhar
Treino ABC – Para ganhar massa muscular

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