6 de dezembro de 2018

Iron Fight

Spinning tunado: 8 dicas para acelerar seus resultados

Apesar de o Spinning ser uma atividade muito conhecida, ainda existem pessoas que desconhecem o verdadeiro potencial e os resultados que ele pode promover quando realizado da maneira correta.

De acordo com especialista, ele é altamente recomendado para aquelas pessoas que desejam aumentar a queima de calorias e emagrecer com qualidade.

Mas isso não é tudo, a prática regular desta atividade física ainda pode promover benefícios como a definição dos membros inferiores. Diante da qualidade desse tipo de treino, ao longo deste post você poderá encontrar 8 excelentes dicas para melhorar o seu resultado com ele:

O que é o Spinning?

Antes de conhecer as dicas para melhorar os treinos de Spinning, é preciso esclarecer o que essa atividade realmente é. De maneira geral, ela se caracteriza como um exercício praticado em uma bicicleta ergométrica, ou seja, em uma bicicleta que fica fixa no chão.

Além disso, ele é um exercício aeróbico, por meio do qual o praticante passa por uma série de mudanças de ritmos sob a orientação de um instrutor físico. Sendo que todas as intensidades e até mesmo as cargas usadas nas aulas são indicadas pelo próprio professor.

Durante os treinos, os praticantes podem ser submetidos a simulações tanto de subida, quanto de descida e pedaladas em “terreno” plano. É justamente devido a sua eficácia e dinâmica, que essa atividade tem se tornado cada vez mais frequente nas academias de diversas partes do mundo.

De acordo com pesquisas, existem em torno de 5 milhões de adeptos dessa prática por até 80 países. Isso se deve, especialmente, aos grandes resultados que esse exercício tem promovido nos adeptos.

Como é realizado o treino?

As aulas desta atividade física geralmente são realizadas em pequenos grupos, nos quais cada pessoa utiliza uma bicicleta ergométrica. A duração das aulas é de em média 45 minutos, sendo acompanhadas com músicas animadas e guiadas por um instrutor capacitado.

Uma das principais características desse tipo de aula é a sua dinamicidade, que pode ser percebida desde a alteração das intensidades dos ritmos das pedaladas e nas simulações dos percursos.

Dicas para ter melhores resultados com o Spinning

Depois de saber o que é o Spinning e como são realizados os treinos, chegou o momento de conhecer algumas dicas essenciais para melhorar os resultados alcançados por meio da prática desta atividade física. Confira:

Mantenha a calma

Se você é iniciante, procure não se preocupar em acompanhar toda a aula desde o princípio. A dica aqui é focar em entender o que o treinador está passando, ele é capaz de ajudar em um trabalho de adaptação.

Pensando justamente nisso, a maioria das academias separa os grupos de alunos de acordo com o nível de prática do aluno. Isso ajuda no processo de adaptação e ainda garante que você obtenha os resultados desejados da melhor maneira possível.

Cuidado com os calçados usados no Spinning

Isso mesmo, a escolha errada dos calçados para as aulas de Spinning também pode interferir nos resultados que você irá alcançar com a prática desta atividade física.

O ideal aqui é que você sempre recorra ao uso de calçados fechados. Além disso, os cadarços deverão estar bem presos para dentro do seu calçado, como forma de aumentar a segurança durante o treino.

Mantenha seu corpo hidratado

Assim como a prática de qualquer outra atividade física, ao realizar esse tipo de treino você deverá manter o seu corpo sempre hidratado. Ter esse cuidado irá ajuda-lo a ter um desempenho contínuo e ainda irá contribuir para o bom funcionamento do organismo.

Para isso nada melhor do que água, para que você não fique desidratado e o seu corpo não perca todos os nutrientes e minerais que precisa para realizar a queima de gordura e o ganho de massa muscular. Isso irá fazer total diferença nos seus treinos e resultados.

Ajuste bem seu equipamento de Spinning

O ideal é que ao fazer aula de Spinning, você fique na altura adequada ao subir na bicicleta ergométrica. Além disso, é recomendado que você fique em uma distância confortável entre o banco e o guidom. Isso irá permitir que você melhore o seu desempenho durante a aula.

Uma dica valiosa é pedir a ajuda do seu instrutor para regular o equipamento antes de começarem os treinos. Isso irá facilitar as aulas e ainda deixa-la ainda mais produtiva e eficaz.

Mantenha a intensidade

Saiba que para que os treinos desta atividade física promovam os efeitos que você espera, o ideal é que a intensidade dos treinos seja mantida em todo o momento. Alguns especialistas afirmam que o nível adequado é aquele que deixa você ofegante.

É preciso ter em mente que você não está fazendo nenhum tipo de passeio no parque, esse é um exercício que exige intensidade. Para isso, não deixe de colocar cargas para dificultar os treinos e para que as musculaturas dos membros inferiores sejam bem trabalhadas.

Tome cuidado para evitar lesões no Spinning

Durante a prática do Spinning, tenha especial cuidado com os seus membros inferiores, pois são os mais exercitados durante os treinos. Assim, fique atento aos movimentos realizados com os joelhos e a postura correta da lombar.

Além disso, é crucial que você não utilize cargas muito elevadas, pois são as principais responsáveis por lesões. Quanto ao seu abdômen, o mantenha completamente contraído e o seu quadril bem estabilizado.

spinning

Respeite o cronograma

Diante da diversidade das aulas, não é indicado que você sempre realize o mesmo treino e os mesmos exercícios. A dica para melhorar os seus resultados é respeitar o cronograma de treinos e seguir todas as orientações do treinador.

Procure pedalar cada dia com diferentes intensidades e de acordo com o cronograma passado pelo instrutor. Ao fazer isso, você conseguirá extrair o melhor deste treino.

Tenha uma toalha durante os treinos de Spinning

Apesar de parecer algo simples, ter uma toalha durante os treinos de Spinning é muito importante. Afinal, você com certeza irá suar muito e caso não se seque corretamente, poderá sofrer acidentes.

Por exemplo, é comum que os praticantes desta atividade percebam que suas mãos escorregam no guidom durante os treinos. Para evitar que isso aconteça, utilize uma toalha para a higienização.

O Spinning é capaz de trazer diversos benefícios para seu corpo e para sua saúde também. Mas para aproveitar todas as vantagens dessa prática é indispensável que você siga todas as indicações citadas acima.

Leia também: Jump beneficia corpo e mente

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp